Anunciado Pela Rússia Para Início de Fevereiro, o Seu '1º Lançamento Espacial de 2023', Que Colocará em Óbita o '4º Satélite Elektro-L'

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (21/01) no site “Sputnik Brasil”, destacando que a Rússia anunciou para o início de fevereiro o seu  1º Lançamento Espacial de 2023, quando pretende colocar em órbita o 4º Satélite Elektro-L. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Sociedade
 
Rússia Anuncia 1º Lançamento Espacial de 2023 e Colocará 4º satélite Elektro-L em Órbita 
 
21/01/2023 - 22:11
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© Sputnik / Oleg Urusov / Acessar o banco de imagens

O primeiro lançamento espacial da Rússia em 2023 ocorrerá em 5 de fevereiro, quando um foguete Proton-M levará o quarto satélite meteorológico Elektro–L em órbita, informou o Centro Espacial Yuzhny do cosmódromo de Baikonur, neste sábado (21). 
 
De acordo com o comunicado do Centro Espacial, o Elektro L é uma espaçonave meteorológica desenvolvida pela associação de pesquisa e produção de Lavochkin. O satélite passou em todos os testes e viajará à órbita da Terra no Blok DM, o estágio superior do veículo de lançamento Proton-M. 
 
O lançamento do quarto satélite Elektro–L estava marcado para 2022, mas foi remarcado para 2023. 
 
© Sputnik / FSUE "TsENKI" / Roscosmos/ Acessar o banco de imagens
Lançamento do Foguete da Vitória na plataforma do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
 
O primeiro satélite Elektro–L foi lançado em 2011 e deixou de funcionar em 2016, ficando aquém da sua vida útil esperada de dez anos. O segundo satélite foi colocado em órbita em 2015, seguido pelo terceiro, em 2019 — ambos os satélites estão funcionando como previsto. Os quatro satélites Elektro–L serão substituídos por três satélites Elektro–M após 2025. 
 
Agenda Cheia Para 2023 
 
Além do satélite Elektro–L, a Rússia planeja lançar dois satélites de navegação Glonass–K e um Glonass-K2, assim como os satélites Kondor–FKA, Arktika–M, Obzor–R e Resurs–P. Além disso, dois Meteor-M e dois satélites de sensoriamento remoto da ionosfera também devem ser lançados este ano. A Rússia espera ainda que a estação Luna-25 e dez nanossatélites sejam lançados em órbita ao longo de 2023.

Comentários