Saiba Como Será Por Dentro a Futura 'Estação Espacial Lunar Gateway' da NASA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma interessante matéria postada ontem (09/01) no site ‘Canaltech’, descrevendo como será por dentro a futura Estação Espacial Lunar Gateway da NASA. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos, eu tenho a impressão que, para atender os lobbies políticos de todos os players espaciais espalhados por todo os estados dos EUA, se optaram por utilizar uma tecnologia que sacrifica o espaço para os astronautas, como vocês poderão ver na matéria abaixo. Acho eu que, se os módulos habitacionais fossem infláveis, contratados junto a empresa ‘Bigelow Aerospace’ do estranho Robert Bigelow, talvez esses espaços pudessem ser bem maior. Mas enfim... 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Estação Gateway | Como Será o Interior da Futura Estação Lunar?
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
09 de Janeiro de 2023 às 18h23
Via: Website Olhar Digital - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Reprodução/NASA

Os astronautas que estiverem na futura estação Gateway, que será construída pela NASA e parceiros, não conseguiriam nem mesmo ficar em pé a bordo dos alojamentos. A estimativa vem de René Waclavicek, arquiteto espacial e pesquisador de design da LIQUIFER Space Systems. Ele revelou algumas características da futura estação durante a conferência Czech Space Week, realizada no ano passado.
 
O arquiteto atuou na etapa de design do módulo Habitação Internacional (ou apenas "I-Hab", na sigla em inglês), um dos dois elementos habitáveis do complexo. Inicialmente, os arquitetos esperavam criar módulos maiores, com espaços habitáveis mais amplos, mas precisaram mudar os planos em função de ser impossível lançar componentes massivos para a Lua.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
A estação Gateway deve ser concluída no fim da década.
 
A ideia é que a futura estação fique na órbita lunar, e que seja menor que a Estação Espacial Internacional. “O módulo de Habitação Internacional vai ter cerca de 8 m³, e você vai ter que dividi-lo com outras três pessoas”, disse Waclavicek. “E você está trancado ali. Há outros ambientes, mas eles não são maiores e não há muitos deles”, disse.
 
Waclavicek descreveu o I-Hab como um cilindro com uma escotilha em cada ponta, duas delas nas laterais e um corredor que se estende pelo eixo de comprimento. “Mesmo que você queira passar por outra pessoa, já é bem difícil, você terá que interromper o que está fazendo no momento para deixar seu colega passar por você”, acrescentou. 
 
Como Será o Interior da Estação Gateway? 
 
Devido às restrições de massa, a equipe do projeto precisou reduzir o design da estação. “Isso nos deixou com uma seção interior de apenas 1,2 m por 1,2 m”, disse. “A maior parte do volume interno é consumida por maquinário, então é essencialmente um corredor, onde você precisa virar 90º se quiser se esticar
 
(Imagem: Reprodução/NASA/ASI)
A Estação Espacial Internacional conta com a Cúpula e suas janelas, um dos locais favoritos dos astronautas.
 
Felizmente, os arquitetos conseguiram acrescentar 1,5 m³ de espaço privado para os astronautas viverem no I-Hab, mas eles terão que conviver também com ruídos e vibrações constantes. “Na verdade, você está vivendo em uma sala de máquinas: os sistemas de suporte à vida fazem barulho, têm muitos ventiladores e você tem apenas 1,5 m3 de espaço privado para fechar a porta e controlar o barulho”, observou.
 
Na Estação Espacial Internacional, por exemplo, os ambientes internos contêm espaço suficiente para os astronautas executarem rotinas de exercícios físicos, e há também grandes janelas. Já no caso da Gateway, elas representam um obstáculo técnico: além da grande distância da Lua, cada janela representa uma interrupção da continuidade da estrutura, e há ainda o desafio do transporte dos vidros. Por isso, a Gateway terá apenas janelas pequenas.

Comentários