Realizada na AEB a 4ª Reunião do ‘ProSAME'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada no dia (26/01) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”,  informando que na sexta-feira (20), foi realizada a 4ª Reunião do ‘Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME). Saibam mais pela nota abaixo.
 
Pois então amigos leitores, o tal ProSAME da AEB já esta em sua 4ª Reunião, enquanto o tal ‘GT Artemis (o Grupo de Trabalho Artemis) criado pelo ex-ministro risonho Marcos Pontes, em 03 de dezembro de 2021, através da Portaria nº 5.371 do MCTI (veja aqui), e isto quase seis meses após a assinatura do Brasil do Acordo Artemis, ocorrido em 15 de junho de 2021, até hoje não se reuniu, mas tinha como finalidade assessorar e auxiliar as relações junto a NASA na participação do MCTI e de suas entidades vinculadas neste 'Acordo Ártemis'.
 
E os leitores podem agora esta se perguntando o que o ‘Acordo Artemis’ tem haver com esta iniciativa do ProSAME da AEB, né verdade?
 
Bom leitor, acontece que pelo menos duas dessas missões que já foram aprovadas para a ‘Carteira de Admissão do ProSAME’ estarão direta ou mesmo indiretamente ligadas ao ‘Programa Artemis’, são elas as missões lunares ‘SelenITA’ do Centro Espacial ITA (CEI) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Garatéa-L, proposta da startup brasileira  Airvantis em uma parceria inicial com outras startups ligadas a ‘Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB)’, sendo essas duas na minha opinião (das missões já aprovadas, e vale dizer aqui que, todas elas tem seus méritos, algumas com décadas de espera) as mais impactantes e de apelo popular para as atividades espaciais brasileiras a nível nacional e principalmente internacional.
 
Por conta disto tudo amigos leitores, o BS está na torcida para que todas essas missões até agora avaliadas pelo ProSAME possam realmente se tornarem uma realidade factível (isto desde que não venham se arrastar por décadas, principalmente aquelas oriundas de órgãos públicos nada eficientes e afetado por ideologias políticas, e ainda mais agora, - sendo o CEI um exceção a regra), pois certamente colocaria o Brasil em evidencia mundial caso isso viesse acontecer. Não tenho na verdade nenhuma esperança nisto, mas vamos aguardar os acontecimentos.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
Reunião do ProSAME Atualiza Situações de Propostas Espaciais
 
Propostas que estavam na Carteira de Admissão passaram para o estágio de Qualificação
 
Coordenação de Comunicação Social – CCS 
Publicado em 26/01/2023 - 16h54
Atualizado em 26/01/2023 - 17h04
 

Na sexta-feira (20), aconteceu a 4ª reunião do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME). No encontro, foram formalizadas novas propostas de missões espaciais e projetos nas suas diferentes Carteiras.
 
Constante no PNAE, que é o instrumento de planejamento das atividades espaciais brasileiras para a década, o ProSAME é a sistemática estabelecida para que a Agência Espacial Brasileira (AEB) , em conformidade com as melhores práticas internacionais, analise e selecione as missões espaciais que adotará e executará no âmbito do PNAE 2022-2031.
 
Durante a reunião, a proposta Microgravidade, oriunda da própria AEB, foi homologada na Carteira de Admissão, que é o primeiro estágio para aceitação de uma missão espacial. Ela se juntou à EQUARS, que já havia sido homologada em reunião anterior.
 

Além disso, as propostas ITASAT 2 e Garatéa-L, que também se encontravam na Carteira de Admissão, foram selecionadas para o próximo estágio, chamado de Carteira de Qualificação. Dessa forma, se uniram às propostas SelenITA, MapSAR, AQUAE/Satélite e Amazônia 1B, que já haviam sido selecionadas para essa Carteira em reuniões anteriores.
 
Após as homologações, foram atualizadas as informações relacionadas à execução de missões espaciais em operação. Nesse sentido, foram apresentadas, aproximadamente, 2.350 imagens distribuídas das missões CBERS4, CBERS4A e Amazônia 1.
 
Informações referentes à missão do nanossatélite SPORT também foram atualizadas, bem como os resultados da Operação Santa Branca, realizada em outubro de 2022.
 
A reunião foi finalizada com uma apresentação do módulo do Observatório do Setor Espacial Brasileiro (OSEB), com atualizações dos conteúdos referentes às Carteiras do ProSAME. 
 

Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários