Estudo de Pesquisadores Chineses Indica Que o 'Núcleo Interno da Terra' Pode Estar se Invertendo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (24/01), no site ‘Inovação Tecnológica’, destacando que a segundo um estudo de pesquisadores chineses da Universidade de Pequim, a rotação do Núcleo Interno da Terra pode ter chegado a um momento de parada no passado recente e pode estar se invertendo. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
MEIO AMBIENTE
 
Rotação do Núcleo Interno da Terra Pode Estar se Invertendo
 
Redação do Site Inovação Tecnológica
24/01/2023
 
[Imagem: Wikimedia Commons/Kelvinsong]
Ainda há muita incerteza sobre as camadas e o calor do interior da Terra, que pode estar esfriando mais rápido do que se pensava.
 
Núcleo Interno da Terra 
 
A rotação do núcleo interno da Terra pode ter chegado a um momento de parada no passado recente e pode estar se invertendo.
 
O modelo mais aceito pelos cientistas propõe que o núcleo interno da Terra é sólido, embora alguns defendam que o núcleo seja um "sólido meio mole" e outros que o núcleo interno pode não ser totalmente sólido.
 
De qualquer forma, ele é separado do resto da Terra sólida pelo núcleo externo, que é líquido, o que permite que o núcleo interno gire de maneira diferente da rotação da própria Terra.
 
A rotação do núcleo interno é impulsionada pelo campo magnético gerado no núcleo externo e equilibrada pelos efeitos gravitacionais do manto. Saber como o núcleo interno gira pode trazer informações como essas camadas interagem.
 
No entanto, a velocidade dessa rotação, e se ela varia, é uma questão em aberto. Em meados do ano passado, dois geólogos propuseram que o núcleo interno da Terra oscila, invertendo a rotação a cada seis anos.
 
Agora, Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, na China, valeram-se do mesmo tipo de dados, mas chegaram a uma conclusão diferente: A oscilação do núcleo interno da Terra seguiria uma oscilação periódica com duração de várias décadas, que teria tido um ponto de inflexão nos anos 1970. E agora isto parecendo estar acontecendo de novo.
 
Para chegar a essa conclusão, eles analisaram a diferença na forma de onda e no tempo de viagem das ondas sísmicas de terremotos quase idênticos que passaram pelo núcleo interno da Terra em caminhos semelhantes desde a década de 1960.
 
Eles descobriram que, desde cerca de 2009, os caminhos que anteriormente mostravam variação temporal significativa apresentam pouca mudança, sugerindo que a rotação do núcleo interno estaria parando. Se os dados estiverem corretos, o núcleo interno da Terra teria um ciclo de oscilação de cerca de 70 anos, com uma inversão nos anos 1970 e outra pouco mais de 35 anos depois, propõe a dupla.
 
E essa variação bate com mudanças nas observações geofísicas da superfície da Terra, como o campo magnético e a duração do dia, segundo os dois geólogos. 
 
Bibliografia: 
 
Artigo: Multidecadal variation of the Earth’s inner-core rotation 
Autores: Yi Yang, Xiaodong Song
Revista: Nature Geoscience
DOI: 10.1038/s41561-022-01112-z

Comentários