Protótipo da Starship é Abastecido e Passa Por Teste Crucial do Seu 'Ensaio Molhado'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (24/01), no site “Canaltech”, destacando que o protótipo do trambolho espacial da SpaceX recebeu finalmente combustível passando por teste crucial. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos e amigas, pelo que parece esse trambolho espacial dançarino está mesmo próximo de ser jogado acima da nossa atmosfera para o deleite do ‘Muskeiros’ de plantão, como alias faz todo foguete orbital que leva cargas úteis ao espaço. No entanto, é preciso que bem fique claro que, apesar disto, esse gigantesco troço em forma de um 'tanque de agua estilizado', está ainda há ‘anos luz’ de se tornar uma espaçonave interplanetária viável e operacional, como assim prometeu o seu idealizador, o megalomaníaco Elon Musk. Enfim...
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Protótipo do Starship Recebe Combustível e Passa Por Teste Crucial
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
24 de Janeiro de 2023 às 11h54
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: SpaceX
 
Nesta segunda-feira (23), a SpaceX abasteceu pela primeira vez os protótipos que, juntos, formam o sistema Starship. O abastecimento foi parte do chamado “ensaio molhado”, realizado em preparação para o teste de voo orbital dos protótipos do veículo.
 
Durante o ensaio, o foguete passou por grande parte das etapas necessárias para o lançamento propriamente dito. Entre elas, estão o carregamento de propelente de oxigênio e metano líquidos no Super Heavy e Starship, propulsor e estágio superior, respectivamente, que formam um veículo com mais de 100 metros de altura.
 


Em uma publicação no Twitter, a SpaceX afirmou que o Starship concluiu seu primeiro ensaio molhado completo em Starbase, com abastecimento completo. “O teste de hoje vai ajudar a verificar a sequência de contagem regressiva completa, além da performance do Starship e a plataforma orbital para operações de voo”, acrescentaram.
 
O protótipo do Starship e do propulsor Super Heavy foram instalados juntos, na configuração completa, no início deste mês. Agora, o avanço para a etapa do ensaio pode sinalizar a proximidade do teste de voo orbital, que levará o sistema para orbitar a Terra, retornando para pousar no oceano Pacífico.
 
Entretanto, ainda há algumas etapas pela frente até o teste de voo acontecer. Uma delas é o teste de ignição dos mais de 30 motores Raptor do propulsor Booster 7 — o teste mais extenso já realizado incluiu apenas 14 dos motores.

Comentários