Em Palestra Transmitida Por TV Chinesa, Presidente da 'CASC' Divulga os Planos Lunares da China Para os Próximos Anos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma matéria postada ontem (03/01), no site “Canaltech”, tendo como destaque a apresentação de como a China pretende conduzir o seu Programa Lunar nos próximos anos, feita pelo presidente da empresa estatal China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), o Sr. Wu Yansheng, durante uma palestra realizada no final de dezembro passado, palestra esta que foi transmitido pela China Central Television (CCTV). Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Saiba Como a China Quer Enviar Seus Astronautas à Lua
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patrícia Gnipper
03 de Janeiro de 2023 às 18h01
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: CNSA

A China revelou mais detalhes sobre os planos de enviar seus primeiros taikonautas (como são chamados os astronautas chienses) à Lua. Durante uma palestra da principal empresa espacial do país, alguns conceitos e animações 3D dos foguetes, espaçonaves e módulos de pouso foram exibidas para o público.
 
Wu Yansheng, presidente da empresa estatal China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), construtora do Long March (família de foguetes chineses em operação há mais de 40 anos) apresentou a palestra no final de dezembro.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
O programa chinês de exploração lunar foi tema de um curso sobre economia espacial.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
Entre os planos, estão satélites na órbita terrestre e pouso humano na Lua.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
Para o futuro, a China também pretende construir uma estação lunar para presença permanente dos taikonautas.
 
O evento, transmitido pela China Central Television (CCTV), exibiu o conceito de uma espaçonave tripulada de última geração e um módulo de pouso lunar. As animações mostram os veículos em ação nos momentos críticos da missão, como lançamento do foguete, a separação do módulo de pouso, entre outros.
 
Também foi exibida a imagem conceitual de uma pessoa carregando uma bandeira da República Popular da China enquanto desce do módulo de pouso para se tornar o primeiro taikonauta a pisar na superfície lunar.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
Um satélite orbital fará a comunicação entre os módulos na superfície lunar e a Terra.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
Um lander lunar também levará um rover.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
O rover robótico andará pela superfície coletando dados.
 
Em seguida, uma dupla de taikonautas, uma bandeira cravada no solo e um rover aparecem no cenário. Além disso, há imagens de um orbitador que, aparentemente, fará uma varredura da superfície lunar para coletar dados da topologia e fará a comunicação entre os módulos em superfície e a Terra.
 
A palestra é parte do curso "Nova Jornada Aeroespacial - Forte Confiança para Seguir o Poderoso Caminho Aeroespacial na Nova Era". Ele também mostra um vislumbre de como seria a estação lunar chinesa, entre outros conceitos.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
Detalhes dos instrumentos do rover.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
Aparentemente, o satélite orbital também fará varredura topográfica.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
Conceito de taikonautas ao lado da bandeira chinesa cravada no solo lunar.
 
Outros temas também foram abordados, desde a história da China na indústria espacial até planos para a órbita terrestre, inclusive de limpeza do lixo espacial. 
 
Vamos nos concentrar na construção de leis e regulamentos espaciais e na governança do ambiente espacial, aderir ao estado de direito, promover ativamente a promulgação de leis espaciais, garantir que toda a cadeia de atividades espaciais seja baseada na lei e implementar o monitoramento de alvos espaciais, remoção de detritos espaciais e limpeza de resíduos de satélites para reduzir a ameaça de lixo espacial para espaçonaves em órbita, e muito mais. 
 
Estima-se que o primeiro pouso humano da China ocorra na próxima década. Confira o vídeo na íntegra:
 

Comentários