'Sonda Espacial Lucy' da NASA Fará Visita Não Planejada ao 'Asteroide 1999 VD57' Para Testar o Seu Sistema de Navegação

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (26/01), no site ‘Inovação Tecnológica’, destacando que a ‘Sonda Espacial Lucy’ da NASA irá visitar asteroide não planejado para assim testar o seu Sistema de Navegação. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Avante Lucy!
 
Brazilian Space 
 
PLANTÃO 
 
Sonda Lucy Visitará Asteroide Não Planejado Para Testar Sistema de Navegação
 
Redação do Site Inovação Tecnológica
26/01/2023
 
[Imagem: NASA/Goddard]
A expectativa é que a sonda espacial chegue ao "asteroide de teste" em Novembro
 
Teste de Engenharia 
 
A sonda espacial Lucy, lançada em 2021 para explorar asteroides tão distantes quanto Júpiter, tem um novo destino em sua longa missão.
 
Ela vai aproveitar a passagem pelas vizinhanças de um pequeno asteroide para fazer um teste de engenharia do seu sistema de rastreamento - e, claro, dar uma espiada no asteroide.
 
Ainda sem nome, conhecido apenas pelo seu código de catálogo, o asteroide 1999 O VD57 será o menor asteroide do cinturão principal já visitado por uma nave. As estimativas indicam que ele tenha 700 m de diâmetro, o que o torna mais semelhante em tamanho aos asteroides próximos da Terra visitados por missões espaciais recentes, incluindo a OSIRIS-Rex e a DART, do que aos asteroides do cinturão principal visitados anteriormente.
 
Além de levar uma mensagem para os humanos do futuro, a missão Lucy deverá quebrar vários recordes com os planos de visitar nove asteroides durante sua missão de 12 anos, concentrando-se nos asteroides troianos de Júpiter, que orbitam o Sol na mesma distância de Júpiter. 
 
Sobrevoo Inteligente 
 
Originalmente, a sonda não deveria ver nenhum asteroide tão de perto até 2025, quando passará pelo asteroide do cinturão principal Donaldjohanson. No entanto, a equipe viu nesse pequeno asteroide um alvo interessante e útil para testar a própria sonda espacial.
 
Fazendo um desvio de apenas 60.000 km de sua trajetória, será possível aferir com precisão o funcionamento do sistema inédito de rastreamento de asteroides que a Lucy usa para sua navegação.
 
"A Lucy será a primeira missão de sobrevoo a empregar um sistema inovador e complexo para rastrear automaticamente o asteroide durante o encontro. O novo sistema de rastreamento terminal permitirá que a espaçonave tire muito mais imagens do alvo," disse o professor Hal Levison, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI), que coordena a missão.
 
O asteroide 1999 VD57 oferece uma excelente oportunidade para validar esse procedimento nunca antes testado porque a geometria deste encontro - particularmente o ângulo em que a espaçonave se aproxima do asteroide em relação à Terra e ao Sol - é muito semelhante aos planejados encontros com os asteroides troianos.
 
Este sobrevoo permitirá que a equipe realize um ensaio geral em condições semelhantes bem antes dos principais objetivos científicos da espaçonave, que deverão ser alcançados a partir de 2025.

Comentários