Projeto 'Globe e Steam Permanente' do Programa GLOBE da NASA, Incentivará a Participação em Projetos Científicos Ambientais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada no dia (18/01) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que um projeto denominado “Globe e Steam Permanente”, fruto de uma pareceria entre a nossa piada espacial e a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será lançado na próxima segunda-feira (23/01). Saibam mais pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
Projeto “Globe e Steam Permanente” Incentiva Participação em Projetos Científicos Ambientais
 
A iniciativa, uma parceria entre a AEB e a UFMA, será lançada na próxima segunda (23)
 
Publicado em 18/01/2023 - 16h40
Atualizado em 18/01/2023 - 16h41
 

O projeto “Globe e Steam Permanente” será lançado na próxima segunda (23). Trata-se de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
 
O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos pedagógicos, utilizando pesquisa científica nos protocolos do Programa GLOBE e da educação STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por meio da capacitação de professores da educação básica para o ensino de boas práticas ambientais.
 
Além disso, procura estimular a articulação entre a UFMA e as Secretarias de Educação Municipais do Estado do Maranhão (SEMEDs), a AEB, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e as comunidades tradicionais, para promover a difusão das ciências e a construção de conhecimento científico sobre o meio ambiente e o espaço.
 
“Faz parte da missão da AEB despertar vocações e desenvolver competências. Nesse mister, nada como poder contar com a riqueza proporcionada pela Universidade Federal do Maranhão, que muito pode agregar na interação articulada e competente com a área educacional do estado. O Programa Globe é um caso exitoso de parceria de nossa Agência com a NASA. Com ele, temos a garantia de estimular o desenvolvimento do espírito científico, com método e com o fascínio de contribuir para o melhor conhecimento do meio ambiente em escala global”, afirma o presidente da AEB, Carlos Moura.
 
A data de lançamento foi anunciada pela Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST) da AGEUFMA. “Temos trabalhado nos últimos anos para implantar uma cultura de inovação na nossa Universidade e no estado. Fortalecemos parcerias, fechamos acordos e protocolos de intenções importantes para garantir a continuidade desse trabalho”, disse o pró-reitor da AGEUFMA, Fernando Carvalho.
 
Para estrear o projeto, foram escolhidas dez cidades do estado do Maranhão, envolvendo alunos, professores e comunidade de escolas do ensino fundamental II em São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Balsas e Alcântara.
 
Através das reuniões nas escolas, será possível realizar um diagnóstico participativo de necessidades e demandas da comunidade para, então, avaliar os principais anseios das crianças. Assim é possível planejar, de forma personalizada, a inserção das atividades do projeto no ambiente e na rotina educacional das escolas da rede pública dos municípios escolhidos.
 
O lançamento será transmitido no dia 23 de janeiro, às 11h, no youtube da AGEUFMA. 
 
Com informações da AEGUFMA. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários