Sonda Lunar Sul-Coreana Danuri Revela Detalhes Escondidos Por Sombras em Cratera da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Vocês estão lembrados da Sonda Lunar Sul-Coreana Danuri? Pois então, segue abaixo uma notícia postada ontem (16/01) no site ‘Canaltech’, destacando que essa sonda  revelou detalhes escondidos por sombras em cratera da Lua. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos, olha ai a Coreia do Sul já apresentando resultados em uma missão lunar. Enquanto isso, a nossa piada espacial fundada em 1994, teima em comemorar anualmente com nossos recursos, e de forma pomposa o seu aniversario, sabe-se lá porque? Nesse momento amigos recordo-me de meu querido e saudoso pai dizendo para mim: “Meu filho, jamais esqueça, um exemplo vale mais do que mil palavras”. Exemplo este que como podemos notar a KARI vem realizando ao longo de seu período de existência, enquanto a nossa piada espacial vive de falácias e de resultados pífios, não sendo por acaso ter se transformado em um simples departamento do MCTI, este mesmo que em breve deve mudar de nome, kkkkkkkk.
 
A sociedade que não aprende com os seus próprios erros ao longo de sua existência, tende a ser dominada por mal feitores e oportunistas. Isto lembra algo a você brasileiro de verdade?
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sonda Danuri Revela Detalhes Escondidos Por Sombras em Cratera da Lua 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
16 de Janeiro de 2023 às 12h28
Fonte: ShadowCam 
Via: Website Olhar Digital - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/KARI/Arizona State University

A sonda Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), da Coreia do Sul, capturou uma imagem fascinante das paredes e do interior da cratera Shackleton, na Lua. O mais interessante da foto são os detalhes presentes em uma cratera no lado afastado do nosso satélite natural, cujo interior está permanentemente mergulhado nas sombras.
 
A nova foto da sonda, cujo apelido é Danuri, mostra a parte interna da cratera com detalhes impressionantes, revelando o que existe em áreas que, até então, estavam escuras demais nas observações da sonda orbital Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA.
 
“Como é onde o Sol não bate? Agora, nós sabemos — pelo menos em um lugar”, escreveram os membros da equipe do instrumento ao divulgar a foto. Com esta imagem, vê-se que tanto o interior quanto a parede desta cratera não parecem ser muito diferentes das crateras que recebem luz solar. Confira:
 
(Imagem: Reprodução/ NASA/KARI/Arizona State University)
Cratera Shackleton observada pela câmera da sonda Korean Pathfinder Lunar Orbiter.
 
A foto foi tirada pela câmera ShadowCam, instrumento que é como a “irmã mais nova” da câmera NAC, que equipa a LRO. A diferença é que a ShadowCam foi modificada, ficando com sensibilidade 200 vezes maior que a NAC e, assim, ela consegue “aproveitar” bem a pouca quantidade de luz refletida pelo relevo próximo da cratera. 
 
Sobre a cratera Shackleton 
 
Localizada no polo sul lunar, a cratera Shackleton tem partes de sua estrutura iluminadas durante quase um ano inteiro, enquanto seu interior fica permanentemente no escuro. Ela tem 4 quilômetros de profundidade, 21 km de extensão e, dentro, há um pico central que se estende por 200 metros.
 
Observações de exploradores robóticos já mostraram evidências de depósitos de gelo no interior desta cratera lunare, protegidos da evaporação graças às baixas temperaturas da região. O composto é um recurso de grande importância para futuras missões tripuladas por lá, já que pode ser usado para a produção de combustível, por exemplo.

Comentários