'Rover Perseverance' da NASA Coletou 'Amostra Surpreendente' na Superfície do Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (26/01) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o 'Rover Perseverance' da NASA coletou amostra surpreendente da superfície do Planeta Marte. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Perseverance Coleta Amostra Surpreendente em Marte
 
A amostra coletada pelo rover Perseverance é uma rocha ígnea e pode contar a historia de milhares de anos de Marte
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
26/01/2023 - 08h30
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O rover Perseverance chegou em Marte no início de 2021, e desde lá tem coletado amostras do planeta vermelho que serão enviadas para a Terra para estudo. A última coleta feita pelo rover está animando os cientistas, pois pode revelar milhares de anos de história sobre o planeta.
 
A amostra foi extraída do local em que o rover pousou na cratera Jazero, que no passado já foi cheia de água, e contém rochas ígneas. A pedra pode mostrar informações sobre a área do antigo lago. 
 
Segundo astrobiólogos e geólogos, a pode ígnea pode ajudar a descobrir a idade específica na superfície marciana, pela primeira vez, além de contar como ela tem sido. 
 
"Rochas como esta, estudadas de perto, poderiam pela primeira vez ajudar a estabelecer uma idade específica na superfície de Marte. Os cientistas costumam fazer suposições sobre a idade contando as crateras em uma região (mais crateras = mais velhas). Amostras como esta oferecem uma chave para desvendar a resposta real” 
 
Perfil da Perseverance no Twitter 
 
Outras Amostras 
 
Um arenito, outra amostra coletada pelo rover, pode mostrar mais sobre os ambientes úmidos que haviam em Marte. Os pesquisadores da NASA apontam que os grãos de areia que compõem a rocha sedimentar provavelmente foram levados ao local de sua formação por um antigo rio.
 
Nos próximos dois meses, o Perseverance foi programado para depositar 10 tubos de titânio contendo amostras na “Three Forks”. As coletas de solo e rocha coletadas pelo rover compõem o primeiro depósito de amostras em outro planeta.
 
O depósito foi iniciado em dezembro de 2022 e servirá de backup para caso o rover não consiga entregar as amostras na missão de resgate. Caso isso aconteça, um dos drones helicópteros que estarão em Marte será acionado para terminar a missão.
 
Desde quando aterrissou em Marte, o Perseverance já coletou 17 amostras, que estão programadas para chegarem à Terra em 2033.

Comentários