Chefe da NASA Declara Que a China Poderá Reivindicar Direitos Sobre Territórios na Lua

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (02/01) no site “Sputnik Brasil”, destacando que segundo o que disse recentemente o Chefe da NASA, Sr. Bill Nelson, a China pode reivindicar direitos sobre territórios na Lua em caso venha desembarcar Taikonautas chineses na superfície deste satélite natural da Terra. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Panorama Internacional 
 
Chefe da NASA Sugere Que China Pode Reivindicar Direitos Sobre Territórios na Lua
 
02/01/2023 - 04:53 
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© AP Photo / Wang Jianmin 

China pode reivindicar direitos sobre territórios na Lua em caso de desembarque de astronautas chineses, declarou o chefe da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês) Bill Nelson. 
 
"É um fato: estamos em uma corrida espacial. A verdade é que é melhor termos cuidado que eles [China] não cheguem a um lugar na Lua sob o pretexto de pesquisa científica. E não pode ser excluída a possibilidade de eles dizerem: fiquem fora, estamos aqui, este é o nosso território", disse Nelson em entrevista ao jornal Politico. 
 
O chefe da NASA expressou a esperança de que os EUA consigam retornar à Lua antes que a China chegue lá, chamando a atenção para os êxitos de Pequim nesta área na última década. 
 
"Também é verdade que a data de seu pouso na Lua está a ficar cada vez mais próxima", acrescentou Nelson. 
 
Em meados de dezembro o chefe da NASA observou que a corrida entre os EUA e a China para alcançar a Lua está se intensificando, embora ele acredite que os astronautas da NASA vão superar os seus colegas chineses. 
 
Ele apontou que os chineses pretendem enviar astronautas à Lua até 2030, enquanto os EUA, "se nosso programa for bem-sucedido e nosso módulo de pouso comercial for bem-sucedido, acho que seremos capazes de chegar lá em algum lugar em 2025, talvez 2026".

Comentários

  1. O Artigo II do Tratado do Espaço de 1967 (OST) é muito claro a respeito deste tema: "O espaço cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, não poderá ser objeto de apropriação nacional por proclamação de soberania, por uso ou ocupação, nem por qualquer outro meio." A China é signatária do referido Tratado. Portanto, ainda que a China queira reivindicar alguma propriedade sobre solo lunar, não encontrará qualquer respaldo jurídico na comunidade internacional.

    ResponderExcluir
  2. Direito é uma Ciência Humana que Caduca com as Eras , exemplo disso , é a Criação do Novo Testamento , que foi criado para Abolir o Velho Testamento

    Como já dizia o Velho Provérbio do Sábio Oriental , sobre o DIREITO ; -- Manda quem pode ! , e obedece quem tem juízo ! .

    esse Artigo II do Tratado do Espaço de 1967 (OST) , eu vejo como o antigo Tratado de Tordesilhas*

    não sou PROFETA " , mas antes de chegar 2030 , tanto a China , quanto a Índia , Rússia , E.U.A. , Japão e alguns países Europeus vão delimitar territórios tanto na LUA , quanto em Marte , e possivelmente em Vênus também , possivelmente ! , rs Vênus é OSSO ! , mas eles quando querem fazem qualquer coisa , somos Deuses Criado pelo Universo e o Universo é o Limite !

    * Tratado de Tordesilhas - O Tratado de Tordesilhas foi um acordo internacional assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa.

    ** os E.U.A. mesmo delimitou áreas da Lua como sua , exemplo ; locais dos pousos dos módulos lunar da missão APOLLO

    ResponderExcluir

Postar um comentário