Primeiro Voo Teste do Foguete RS1 da Empresa 'ABL Space Systems' Falhou, Não Cumprindo Sua Missão de Colocar 'Dois Satélites' no Espaço

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (11/01), no site “Canaltech”, destacando que o primeiro teste de voo do Foguete RS1 da empresa ‘ABL Space Systems’ sofreu uma anomalia a cerca de 20 minutos após o seu lançamento, não conseguindo assim  completar a sua missão de colocar dois satélites da Marinha dos EUA no espaço. Saibam mais dessa história pela pequena matéria abaixo.
 
Pois é entusiasta do BS, tá aí mais uma falha em um lançamento de foguete, coisa que já dissemos aqui ser absolutamente normal, fazendo parte deste negocio, mas tenha certeza que diferentemente de governos de republiquetas que existem por aí, a ABL terá a perseverança necessária para seguir com o processo de desenvolvimento do seu foguete comercial.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Foguete da ABL Space Systems Falha em Seu Primeiro Lançamento
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
11 de Janeiro de 2023 às 16h08
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ABL Space Systems

Nesta terça-feira (10), a ABL Space Systems lançou seu foguete RS1 pela primeira vez em um teste de voo. O veículo levaria dois satélites ao espaço, mas sofreu uma anomalia cerca de 20 minutos após o lançamento e não conseguiu completar sua missão.
 
Não houve transmissão do lançamento, de modo que a empresa divulgou atualizações da missão nas redes sociais. Em uma publicação em seu perfil no Twitter, a ABL afirmou que o RS1 foi desativado prematuramente após o ocorrido. “A equipe está trabalhando em nossos procedimentos de resposta a anomalias em coordenação com o PSCA e FAA”, disseram.
 
O foguete levava os cubesats VariSat 1A e 1B, cada um pesando aproximadamente 11 kg. A dupla iria se juntar ao satélite VariSat 1C, concluindo a constelação operada pela VariSat LLC, com foco na coleta de dados de comunicação em alta frequência da Marinha.
 
Algumas horas depois do acontecimento, a empresa informou que todos os nove motores do primeiro estágio do foguete foram desativados ao mesmo tempo. Depois, o veículo caiu em direção à plataforma de lançamentos e acabou destruído. “Conforme o esperado neste cenário, há danos às instalações de lançamento”, acrescentaram, informando que todos os membros da empresa estão seguros e que o incêndio foi controlado.
 
O RS1 é um pequeno lançador desenvolvido pela ABL, capaz de levar até 1.350 kg de cargas úteis à órbita baixa da Terra. Ele conta com dois estágios, projetado para ser lançado de locais com infraestrutura mínima. Agora, a empresa planeja concluir as investigações para realizar novos lançamentos.

Comentários