Devido Atraso, NASA Busca 'Novos Alvos' Para Lançar as Suas Espaçonaves da 'Missão Janus'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (26/01) no site ‘Olhar Digital’ destacando que devido ao atraso da 'Espaçonave Psyche', o lançamento das espaçonaves que compunham a ‘Missão Janus’ tiveram de ser adiada, e agora a NASA está buscando novos alvos para essas espaçonaves. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
NASA Busca Novos Asteroides Para Lançar Espaçonaves
 
As espaçonaves Janus estão largadas após perderem o lançamento, no entanto engenheiros estão buscando um novo objeto de estudo
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
26/01/2023 - 19h00
Atualizada em 26/01/2023 - 19h24
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A missão Janus tinha como objetivo enviar um par de sondas para um sistema binário de asteroides de mesmo nome. Ela estava programada para ser lançada entre agosto e outubro de 2022 junto com outra missão, a Psyche. No entanto, essa última ainda não estava pronta para ser lançada, o que atrapalhou o lançamento da Janus. Mas agora os pesquisadores buscam outros destinos para as espaçonaves.
 
As espaçonaves Janus, iriam captar imagens infravermelhas do par de asteroides a fim de buscar mais informações sobre como os sistemas binários se formam e evoluem, enquanto a Psyche iria explorar um asteroide rico em metais, como ferro, níquel, ouro e platina. A janus não iria custar não mais que 55 milhões de dólares, mas até então após o atraso do Psyche elas foram descartadas.
 
Após os atrasos, a Psyche está programada para ser lançada em outubro deste ano. O foguete da SpaceX que vai lançar a missão ainda pode levar as espaçonaves Janus, no entanto os desenvolvedores da missão apontam que insistir em lançar as missões em conjunto com o mesmo objetivo inicial é inviável.
 
Segundo Dan Sanches, principal investigador da missão Janus e engenheiro aeroespacial da University of Colorado Boulder, em reunião do Small Bodies Assessment Group realizada ontem (25), tudo que projetaram para fazer não é impossível de ser feito. 
 
“Dentro de três meses, não teríamos energia suficiente para impulsionar; dentro de cinco meses, não teríamos energia suficiente para fazer nada. Basicamente, seríamos um tijolo em menos de cinco meses. E não havia oportunidades científicas reais entre o lançamento e aquele período de tempo.’ 
 
Dan Sanches 
 
Novos Caminhos 
 
Agora a NASA e a equipe da missão Janus estão conversando para estudar outros destinos para as espaçonaves. Os pesquisadores estão buscando foguetes que serão lançados em breve e que possam levar as sondas para pontos de estacionamento gravitacionais.
 
Esses lugares são conhecidos como Ponto de Lagrange, onde os campos gravitacionais da Lua e do Sol se anulam e cancelam a aceleração centrípeta de um objeto. Quando estiverem nesses pontos, o objetivo é que a partir de loops na Terra e na Lua as espaçonaves sejam enviadas para outros alvos. 
 
“Encontramos vários candidatos a asteroides binários que poderíamos usar usando esse tipo de abordagem, incluindo alguns de nossos alvos originais. Claro, isso é muito empolgante porque pode nos permitir recuperar nossos objetivos científicos originais.” 
 
Dan Sanches 
 
Asteroide Apophis 
 
No entanto, caso as espaçonaves encontrem uma carona até 2028, os pesquisadores estudam a possibilidade de enviar uma, ou até mesmo as duas, até o asteroide Apophis. O asteroide possui 370 metros de diâmetro e ficará muito próximo da Terra em abril de 2029.
 
A aproximação do Apophis com a Terra pode trazer muitas consequências ao asteroide. Ele vai se adentrar na órbita de satélites geoestacionários do planeta e gravidade pode deformá-lo.
 
Já existe outra missão programada para estudar o Apophis, a OSIRIS-REx. Ele chegará à rocha uma semana após sua aproximação com a Terra e estudará durante 18 meses. Caso as espaçonaves Janus sejam redirecionadas para esse mesmo asteroide, os pesquisadores poderão coletar dados de antes e depois da aproximação com nosso planeta. 
 
Sanches aponta que eles podem lançar as espaçonaves para estudar sistemas binários, que era originalmente o objetivo, ou ter uma abordagem mais oportunista. A decisão será tomada em conjunto com a NASA, para definir qual é o melhor caminho a seguir.

Comentários