Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o Ricardo Galvão Deverá Ser o Novo Presidente do CNPq

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (13/01) no site do ‘Jornal GGN’ destacando que o ex-diretor do INPE, o Sr. Ricardo Galvão deverá ser o escolhido para a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)’. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Pois é, dizer o que? Apenas que não surpreende.
 
Brazilian Space 
 
Ricardo Galvão Deve Ser Novo Presidente do CNPq, Diz Jornal
 
Decisão foi da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; ex-diretor do INPE foi exonerado por Bolsonaro em 2019 
 
Por Tatiane Correia 
Publicado em 13 de janeiro de 2023, 17:28 
 

O ex-diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, é o mais cotado para assumir a presidência do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 
 
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a decisão já foi tomada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, mas a confirmação oficial do nome deve ser feita na próxima semana.
 
Professor do Instituto de Física da USP, Galvão integrou o grupo de transição do governo Lula e chegou a ser candidato a deputado federal pela Rede, mas não foi eleito.
 
Seu nome ganhou notoriedade em 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro o acusou de estar “a serviço de alguma ONG” por conta dos altos níveis de desmatamentos registrados pelo sistema Deter, do Inpe, e que eram constantemente questionados pela imprensa internacional.
 
Na ocasião, Galvão era o presidente do Inpe desde 2016, e começou a carreira na autarquia ligada ao Ministério da Ciência em 1970. Ao rebater as falas de Bolsonaro afirmando que o então presidente tomou uma atitude “covarde”, acabou exonerado dois meses depois.
 
Tal posicionamento levou Ricardo Galvão a ser escolhido pela revista britânica Nature uma das 10 pessoas mais importantes para a ciência em 2019. No começo de 2021, o físico recebeu o prêmio internacional de Liberdade e Responsabilidade Científica concedido pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

Comentários

  1. Um físico reconhecido no comando, não é um político qualquer e nem um general sem ligação com a ciência. Mesmo que não acabe não fazendo nada de útil, já é um alento ver escolhas técnicas para áreas que realmente precisam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário