NASA Pretende Usar Lasers Espaciais Para Procurar Água na Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (28/04) no site do “Olhar Digital” destacando que a NASA pretende usar um Cubesat Equipado com Laser para procurar água na Lua.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO

NASA Pretende Usar Lasers Espaciais Para Procurar Água na Lua

CubeSat também pode ser usado na busca por gelo em Marte

Por Guilherme Preta
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: Slash Gear
28/04/2020 - 15h05


Uma das principais metas espaciais é encontrar água, em estado líquido ou congelada, para, quem sabe, encontrar um novo lugar para que os humanos possam viver. Pensando nisso, a NASA está planejando utilizar um poderoso laser para procurar gelo na superfície de Lua. O CubeSat, como é chamado, também pode ser usado para missões em Marte e outros planetas.

Apesar de ser o astro mais próximo da Terra, pouco se sabe sobre a Lua. Isso é um problema para a missão Artemis, que pretende levar o homem de volta para o satélite natural e posteriormente para Marte. “Embora tenhamos uma boa ideia de que há gelo dentro das crateras mais frias e escuras, as medições anteriores foram um pouco ambíguas”, explicou a investigadora principal da missão Lunar Flashlight, Barbara Cohen. 


Como Vai Funcionar? 

Para acabar com as dúvidas, o CubeSat vai ser colocado em órbita ao redor da Lua, lançando uma série de lasers na regiões sombreadas durante dois meses. A forma como as luzes forem rebatidas de volta mostrará se ela foi absorvida por água congelada ou apenas enviada de volta pelas rochas.

O equipamento, que vai ser enviado no primeiro voo teste da espaçonave Orion, deve ser capaz de revelar a quantidade de água disponível para ser consumida no astro. Depois de derretida e purificada, os astronautas da NASA vão poder beber ou utilizá-la na produção de combustível para novas missões.



Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é leitor, olha que missão curiosa se utilizará na tecnologia de cubesat, perfeito, parabéns aos americanos. Aproveitando o assunto dessa matéria e informo aos nossos leitores em primeira mão que a ‘live’ da próxima semana terá como tema os ‘nanossatélites’, portanto fiquem atentos.

Comentários