Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no Último Final de Semana

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (06/04) no site “Canaltech” explicando segundo a visão científica o tal ‘Barulho nos Céu’ que assustou os brasileiros no último final de semana.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no FDS 

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
06 de Abril de 2020 às 14h05

No último sábado (4), internautas de várias partes do Brasil e do mundo relataram, nas redes sociais, um estranho barulho que parecia vir do céu. A hashtag #barulhonoceu chegou ao primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter e se tornou o assunto mais comentado entre brasileiros. Várias pessoas conseguiram gravar o som em vídeos, e os publicaram nas redes sociais.

Em tempos de pandemia e quarentena por conta do coronavírus, não é de estranhar que o evento tenha causado um certo pânico. E como geralmente acontece com fenômenos desconhecidos, muitos teceram suas próprias explicações: naves alienígenas, experimentos científicos conspiratórios, o hipotético planeta Nibiru, fim do mundo... Até a "Trombeta do Apocalipse" foi mencionada. Enquanto isso, outros afirmaram que se tratava de delírio coletivo ou mesmo de um trote.

A boa notícia é que o mundo ainda não vai acabar e não há nenhuma evidência de que alguma ameaça à humanidade tenha causado o barulho no céu. A má notícia é que ainda não se sabe com certeza o que realmente aconteceu, mas cientistas e pesquisadores têm algumas respostas bem tranquilizadoras - e mais plausíveis que as explicações mencionadas acima. 

Pressão Atmosférica, Gases e Tempestade Solar 

Interação de ventos solares com o campo magnético da Terra é uma das possíveis causas para o fenômeno.

Podemos assumir que não se trata de um delírio coletivo, nem de uma montagem feita por algum desocupado para nos pregar uma peça. São muitos relatos ao redor do país, e até mesmo em outras partes do mundo, no mesmo horário. E essa não foi a primeira vez que as pessoas ouvem um barulho vindo “do nada”.

Segundo a professora pós-graduada em física Bruna Ignaczuk, que falou ao site BHAZ, o som pode estar ligado à movimentação de gases na atmosfera. “O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, disse. Esse escape pode ter acontecido por meio de buracos na camada de ozônio do planeta.

Ela ainda explica: “O primeiro registro desse som audível foi em 2012, na Rússia. Muitos barulhos que o planeta faz estão fora do nosso alcance de audição. Mas quando esses sons são traduzidos para nossa faixa de som, pode ser bem assustador”. Além disso, o fato de estarmos durante um período de quarentena internacional pode ter acentuado o fenômeno. É que, quando as indústrias param, uma quantidade menor de poluição na atmosfera pode influenciar ainda mais a movimentação dos gases.

Outra possibilidade que envolve a pressão é a interação da nossa atmosfera com os ventos solares, que, por sua vez, pressionam a magnetosfera da Terra, criando um efeito chamado ondas magnetossônicas. Quando as condições do clima espacial são calmas, essa “canção” magnética também é calma. No entanto, quando há uma tempestade solar, o som atinge outras frequências. Esses sons no campo magnético já foram registrados pelas naves da missão Cluster, da ESA.

Mas não é exatamente esse som que as pessoas ouviram aqui na Terra. Acontece que essa pressão na magnetosfera interage com outro fenômeno na nossa atmosfera, em que partículas de carga negativa e positiva se acumulam em camadas. Ao receberem o impacto de um vento solar pressionando a magnetosfera, as partículas dessas camadas colidem, o que pode gerar um ruído audível. 

"The Hum" 

(Imagem: World Hum Map And Database Project)
Mapa de locais onde o fenômeno "The Hum" foi registrado.

O divulgador científico Sérgio Sacani explica no YouTube do Space Today que o fenômeno é registrado desde 1800 e recebe um nome diferente em cada parte do mundo. Ruídos no céu no geral são chamados “skyquake”, e podem ter diferentes causas já comprovadas cientificamente - por exemplo, o ruído sônico de aviões ou a entrada de grandes asteroides da atmosfera da Terra.

Entre outras causas, Scani cita até mesmo tempestades distantes. Ainda que ela não esteja acontecendo na sua região, um grande trovão pode passar por um “determinado corredor na atmosfera onde as condições ajudam e você pode ouvir aquilo a milhares de quilômetros de distância”.

Por volta de 2009 e 2012, os registros de skyquakes foram tão recorrentes que alguns pesquisadores se dedicaram a estudar o fenômeno, que passou a ser conhecido como “The Hum”. Existe até um mapa mundial do The Hum, com um banco de dados que mostra onde os eventos já foram relatados. “Estimamos que 2-4% da população global possa experimentar esse fenômeno sob certas condições”, diz o site, que é mantido pelo Dr. Glen MacPherson, pesquisador etnográfico e professor de física, matemática, psicologia, ciências gerais e biologia.

O projeto World Hum Map And Database Project documenta e mapeia os dados relatados por pessoas de todo o mundo que ouviram o ruído, e oferece um fórum para os dedicados a investigações e comentários científicos sobre o tema - sem espaço para pseudociência ou teorias da conspiração.

Mesmo que existam muitas causas naturais para o fenômeno, é difícil determinar qual delas explica o que aconteceu no dia 4 de abril. O importante, neste momento em que todos estamos mais sensíveis devido à pandemia de COVID-19, é saber que se trata de um fenômeno natural e relativamente comum, e evitar espalhar o medo e a desinformação.

OBS: Veja abaixo leitor um vídeo com esses tais barulhos postado no canal no youtube ‘Daves Terra Plana’  de um dos defensores da Teoria da Terra Plana, rsrsrsrs.



Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor para você que ouviu esse barulho está ai a explicação desses especialistas. Porém existem religiosos que acham que são as “TROMBETAS DO APOCALIPSE” anunciando o fim do mundo, é um questão de ponto de vista, rsrsrsrsrsrs.

Comentários

  1. Eu e meu esposo ouvimos no dia 09/06 as 5:00 horas,na cidade de Peruíbe litoral de SP

    ResponderExcluir
  2. Escutei mais foi, algo mais parecido com uma explosão, e depois alguns barulhos estranhos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ouço isso a noite som de muito vento no ceu aqui em goias

    ResponderExcluir
  4. O que sera isso tem ums ai q meio falso

    ResponderExcluir
  5. Ou pode ser coisa do homem mesmo esse fenomeno blue been

    ResponderExcluir
  6. Ontem a noite ouvi dinovo o barulho era tão forte que acordei. Tive a curiosidade de olhar para o ceu pra ver se viu um avião e não vi nada.
    Muito estranho.
    Moro em Guarapari/ ES.

    ResponderExcluir
  7. Nos estamos vivendo nós últimos segundos do fim na bíblia mostra que no final a verá sinal na terra e no céu que as pessoas ficarão aterrorizadas

    ResponderExcluir
  8. Eu e uns amigos escutamos hoje dia 19 de Setembro 2020
    Começou umas 2:30 por aí da manhã
    Muito parecido com dos videos.

    ResponderExcluir
  9. Talvez esses barulhos podem ser algo entrando na atmosfera do Planeta, nunca se sabe se algo está entrando dentro da atmosfera ou alguma nave da NASA/SpaceX

    ResponderExcluir
  10. Ola sou moradora da.cidade de Bagé e ontem 6/de outubro de 2020 12:45 da tarde metade da população ontem ouviu o barulho ao som de trovão em pleno dia se SOL COM CÉU LIMPO. pra mim nada mais é que os sinais de Deus . na própria bíblia Deus diz, quem ouvido que ouça, eu mandarei sinais dos céus ! Pra mim é o som de Deus sim e eu acredito!!! Então Fiquem preparados , Jesus está VOltando!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom eu ouvi ontem a noite confesso q fiquei confuso pois o barulho é aterrorizante.... Eu ouvi aproximadamente as 21:25...eu moro parana brasil

    ResponderExcluir

Postar um comentário