Descoberto Exoplaneta Parecido Com a Terra em Meio a Dados Antigos do Telescópio Espacial Kepler

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (15/04) no site “Canaltech” destacando que foi descoberto Exoplaneta parecido com a Terra em meio a dados antigos do Telescópio Espacial Kepler.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Descoberto Exoplaneta Parecido Com a Terra em Meio a Dados Antigos do Kepler 

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte: NASA
15 de Abril de 2020 às 14h23

Um planeta do tamanho da Terra estava passando despercebido pelas análises de dados do telescópio espacial Kepler, da NASA, aposentado em 2018. Ao revisar os dados, cientistas descobriram o exoplaneta (mundos que orbitam uma estrela que não o Sol) que antes havia sido classificado erroneamente por um algoritmo de computador como outro tipo de objeto espacial.

Além de ter tamanho aproximado do nosso planeta, o planeta Kepler-1649c está na região habitável de seu sistema estelar, ou seja, a área ao redor de uma estrela onde um planeta rochoso poderia abrigar água líquida. De todos os exoplanetas encontrados pelo Kepler, este é mais o semelhante à Terra em questão de tamanho e temperatura superficial estimada.

Localizado a uma distância de 300 anos-luz, este mundo recebe o equivalente a 75% da quantidade de luz que a Terra recebe de nosso Sol. Daí a estimativa de que a temperatura do Kepler-1649c também pode ser semelhante à do nosso planeta. Porém, ele orbita uma anã vermelha, um tipo de estrela cujas explosões podem tornar desafiador o ambiente de um planeta, quando se pensa em qualquer vida em potencial.




(Imagem: NASA/Ames Research Center/Daniel Rutter)
Ilustração de como seria a superfície do planeta Kepler-1649 c.

O Kepler-1649c orbita sua pequena estrela anã vermelha tão rapidamente que um ano por lá é equivalente a apenas 19,5 dias terrestres. O sistema estelar possui outro planeta rochoso do mesmo tamanho, mas ele orbita a estrela a uma distância ainda mais curta, o que o torna menos propício a abrigar formas de vida. Ainda é preciso descobrir outros detalhes sobre o Kepler-1649c, como sua atmosfera, que também pode influenciar a temperatura em sua superfície.

Mesmo que este planeta seja descartado como potencial lar de vida alienígena, a descoberta mostra que os dados do Kepler ainda podem reservar muitas surpresas. Entre os mundos já descobertos nas zonas habitáveis de suas estrelas, há alguns que se parecem com a Terra em tamanho, e outros em temperatura, mas nenhum ainda é considerado mais próximo da Terra em ambos os aspectos.

Por isso, o Kepler-1649c é uma surpresa muito empolgante para os pesquisadores. A equipe procurou evidências de um terceiro exoplaneta no mesmo sistema, sem obter resultados. No entanto, pode ser que o suposto planeta seja muito pequeno para ser visto, ou está inclinado em uma órbita que torna impossível encontrá-lo usando o método de detecção do telescópio Kepler. 




(Imagem: NASA/Ames Research Center/Daniel Rutter)
Comparação de tamanho entre o planeta recém-descoberto e a Terra.

Agora, os pesquisadores sabem que as anãs vermelhas - comuns em quase toda a parte da nossa galáxia - podem ter planetas rochosos potencialmente habitáveis ao seu redor. A chance de encontrar mais alguns deles ainda mais parecidos com Terra parecem se tornar cada vez mais reais, ainda mais considerando que o próprio Kepler pode ter alguns ainda escondidos em seus dados analisados erroneamente por algoritmos.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br

Comentários