A CRON Segue Avançando no Desenvolvimento do Seu Nanosat Científico

Olá leitor!

Pois é, enquanto o PEB governamental continua vivendo num universo fantasioso e sem qualquer perspectiva positiva, indo de lugar nenhum para nenhum lugar (Por Ex: Agora a pouco eu soube que a apresentação realizada hoje pela mal engenhada ‘Visiona Tecnologia Espacial’ no tal seminário 'South America and Small Sats', foi totalmente desastrosa e sem sentido, e com a mesma ladainha histórica de sempre. Enquanto isso, por exemplo, empresas da Argentina e do Chile, totalmente focadas no tema do seminário, se destacaram apresentando seus planos futuros e resultados tecnológicos concretos, triste), com grande dificuldade mas com muita perseverança, competência e dinamismo, a startups espaciais do país vem se virando como podem, sendo um bom exemplo disso a ‘CRON Sistemas e Tecnologias LTDA’, está lembrada dela leitor?

Pois então leitor, fui informado por um dos seus sócios e ex-servidor aposentado do INPE, o Dr. Otávio Santos Cupertino Durão, de que a empresa está em fase de integração e testes do modelo de engenharia do NanoMirax, nanosat este ao qual eles denominam internamente de ‘CRON-1’, sendo que até o final desta fase, o projeto será financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de são Paulo (FAPESP).

“Os subsistemas de potência e de controle de atitude foram desenvolvidos no Brasil pela empresa parceira HorusEye. A estrutura pela USIPED e o software de bordo e solo pela startup espacial ‘EMSISTI Sistemas Aeroespaciais & Tecnologia’. Tivemos que importar o computador de bordo e o transceptor para ficarmos dentro do orçamento (desenvolver um primeiro é bem mais caro do que comprar de prateleira). Mas estas empresas nacionais já possuem propostas na FAPESP para desenvolvimento no Brasil destes subsistemas. Assim teremos um cubesat totalmente nacional e uma cadeia de produção por empresas brasileiras”, informou o Dr. Durão.

Ainda segundo o Dr. Durão, todos estes subsistemas que foram produzidos no Brasil possuem vantagens comparativas com os seus concorrentes no exterior, tendo sido este um requisito básico do projeto da empresa. Quanto a carga útil da missão, a mesma foi desenvolvida pelo ‘Grupo de Astrofísica Instrumental do INPE’, e já se encontra pronta e sendo testada também. Esta Carga Útil leitor atuará na detecção de Raios X e Gama, com aplicações na localização da origem de Ondas Gravitacionais, ondas essas que não haviam sido detectadas quando se concebeu a missão original do ‘Mirax’, o "avô" do agora ‘NanoMirax.

Este caro leitor é um bom exemplo da utilidade dessa tecnologia de cubesats que, agora de forma bem satisfatória, vem viabilizar esta missão científica para o seu pesquisador principal, coisa que até então não foi possível realizar com um satélite de maior porte devido a seus custos.

"A ‘CRON’ teve também aceita na FAPESP uma proposta para a Fase 1 (estudo de viabilidade) de um cubesat 3U com uma vela solar para propulsão e reflexão solar. Entretanto, ainda não assinamos este Termo de Outorga com a FAPESP devido à algumas questões burocráticas. Fora isto, temos atuado em prestação de serviços de tratamento de dados obtidos por satélites em projetos de P&D de empresas transportadoras de energia elétrica, muito embora nosso "core business" seja o de missões com cube e nanosats”, finaliza o Dr. Durão.

Duda Falcão

Comentários

  1. Falta muito empenho no setor espacial em nosso país, infelizmente. Mas os que amam, não desistem jamais!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. A VISIONA começou como um enorme "cabide de emprego" (entenda-se grandes salários para pouco trabalho) para ex-Iteanos e ex-Inpeanos. Uma mamata!
    O SGDC é a prova disto, pelo que custou e pelo que forneceu e fornece!
    Foi um enorme trem da alegria, com muita gente graúda que apenas foi beber vinhos franceses e embolsar boas diárias.
    A Visona foi apenas um escritório pagador: quem verificou as especificações foram canadenses de um projeto de prateleira dos franceses, com "poucas" mudanças. Tirou a corda do pescoço da Thales.
    Cortesia do desgoverrno petista aos franceses (isto também quase aconteceu com os aviões militares), em troca de muita....


    ResponderExcluir

Postar um comentário