Diretor do CLA - Responsabilidade Com Ética no Trato da Coisa Pública

Olá leitor!

Trago agora para você leitor um exemplo de como um servidor público civil ou militar (neste exemplo especifico militar) deve se comportar para atuar a serviço da Sociedade Brasileira, apresentando na íntegra para você o teor de uma carta do atual diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Cel. Av. Marcello Correa de Souza, aos seus comandados, carta esta postada no site oficial do CLA, creio eu no início deste ano.

Diretrizes de Comando: Uma Carta à Guarnae-AK 

Caros comandados,

Cel. Av. Marcello Correa de Souza
Esta carta está direcionada não só a todo o CLA, meus comandados em linha direta, mas também a todos os integrantes da Guarnae-AK, pois, diversas vezes, mesmo que indiretamente, contarei com todos os senhores para que nossos objetivos sejam atingidos com êxito.

Como minha principal meta para os anos em que estarei a frente dessa distinta Guarnição, eu gostaria de elencar o BEM ESTAR DA TROPA. Vou trabalhar com todas as minhas forças buscando sempre uma melhoria constante na qualidade de vida de todos os integrantes da Guarnae-AK. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para proporcionar melhores condições de trabalho e de habitabilidade nas nossas instalações, permitindo assim, um maior rendimento por parte dos recursos humanos adjudicados às nossas terras maranhenses. Vamos acabar definitivamente com o estigma negativo atualmente relacionado à localidade de AK.

Bastante relacionado com o objetivo acima elencado, segue minha segunda meta de comando: RECRUTAMENTO DE RH. Com muito empenho e certamente muita dificuldade, pretendo sair em busca de recursos humanos capacitados para engrossar nossas fileiras e nos ajudar a cumprir com êxito nossa missão. É sabido por todos que estamos muito aquém do necessário em termos de força de trabalho para tocar o nosso barco, porém essa condição não é exclusivamente nossa. Diversos setores da FAB vivem essa realidade, portanto vislumbro como a única forma de atrair RH para nossas unidades, a melhoria nas condições em AK, meta principal de meu cmdo, pois assim teríamos o incentivo que precisamos para motivar a vinda e a fixação de servidores capacitados.

Em terceiro lugar, mas não menos relevante que as outras metas, elenco a SEGURANÇA NAS ATIVIDADES ESPACIAIS, AÉREAS E NO TRABALHO. Nosso passado não nos permite falhas neste aspecto, contudo, temos uma nobre missão a cumprir, qual seja: preparar, lançar e rastrear; logo, teremos que prezar pelo profissionalismo e pela eficácia no cumprimento da nossa missão. Somente o comprometimento de todos permitirá o sucesso nesse importante balanceamento entre a segurança e a operacionalidade. Tenho certeza que contarei com mentes brilhantes e extremamente capacitadas para me proporcionar um correto assessoramento no intuito de buscarmos o ideal equilíbrio dessa balança.

Em consonância com as diretrizes de cmdo do Diretor Geral do DCTA, seguem as três próximas metas a serem atingidas em meus dois anos de cmdo. Enxergo como primordial a busca incessante pela TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY na administração de nossos contratos e despesas. Isso significa, de forma resumida, buscar a responsabilidade com ética no trato da coisa pública. Para que sejamos gestores eficientes, sugiro um investimento razoável de homem hora num PLANEJAMENTO MINUCIOSO e abrangente de forma a nos permitir adaptações rápidas e eficientes aos obstáculos e oportunidades que naturalmente surgirão.

Finalizo informando que terei como bandeira o ALINHAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL, ferramenta da qual não abrirei mão durante minha lida diuturna no CLA. Considero de suma importância a aproximação e o apoio dos órgãos superiores e colaterais para o bom cumprimento de nossa missão. Como exemplo desta importância, reitero a todos a importância de buscarmos o cumprimento irrestrito do PTA do CLA e do PLANSET do DCTA, pois eles traduzem o planejamento e ordens de nossos superiores.

Estou certo de que poderei contar com o apoio e dedicação de nossa tropa em prol da consecução das metas elencadas, de forma a estarmos aptos para enfrentar os desafios futuros de nosso Centro. Dentre estes, destaco a implantação do CEA como o mais complexo e relevante a ser enfrentado no futuro próximo, contudo, não obstante os óbices a serem vencidos, estou seguro que seguiremos firmes no propósito da excelência no cumprimento da missão do CLA.

Conto com todos nesta luta, só assim teremos sucesso!

Será uma honra conduzi-los neste processo!!

Fiquem com Deus e contem comigo...

MARCELLO CORREA DE SOUZA Cel Av
Diretor do CLA”

Pois então leitor e principalmente você que é servidor público, nesta carta o Cel. Av. Marcello Correa de Souza fala sobre União, Profissionalismo, Comprometimento, Transparência, Responsabilidade com Ética no Trato da Coisa Pública e Planejamento Minucioso, atitudes estas essências para o sucesso da gestão pública.

Ahhhh Duda isso é utopia, não funciona assim, você tá viajando na maionese. Pois então, se você é um servidor público e pensas dessa forma, pegue então seus “Panos de Bunda” e vá trabalhar na iniciativa privada ou na “Usina de Força de Nossa Estrela Mãe” (pra não dizer outra coisa), mas se queres ficar, entenda definitivamente 'Cara Pálida' que você está a serviço do seu povo, e não a seu serviço energúmeno.

Não conheço o Cel. Av. Marcello Correa de Souza, mas quero aqui parabeniza-lo por esta carta exemplar, e sinceramente coronel, espero que os seus atos sejam realmente condizentes com as suas palavras, e que as mesmas venham servir de exemplo a aqueles que tem o poder de mudar toda esta situação vexatória de nosso pífio “Patinho Feio”.

Duda Falcão

Comentários

  1. Muito obrigado pela deferência meu caro Duda Falcão, pode estar certo de que vou me empenhar para segui-las a risca!!

    Cel Av Marcello Correa de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se es quem diz ser, não há o que agradecer Coronel. O teor de sua carta é um exemplo e deve ser encarado como tal por todo e qualquer servidor público brasileiro, seja ele ou ela militar ou não, só assim haveremos de construir uma verdadeira nação. Desejo-lhe sucesso.

      Att,

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário