Foto do Hubble Mostra Que Cometa Interestelar 2I/Borisov Se Dividiu em Dois

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (03/04) no site “Canaltech” destacando que Foto do Telescópio Espacial Hubble mostra que Cometa Interestelar 2I/Borisov se dividiu em dois. 

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Foto do Hubble Mostra Que Cometa Interestelar 2I/Borisov Se Dividiu em Dois 

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte:  Space.com
03 de Abril de 2020 às 19h00

O núcleo cometa interestelar 2I/Borisov, o segundo visitante interestelar descoberto passando pelo Sistema Solar, parece ter se dividido em duas partes. Fotos do objeto capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble nos dias 28 e 30 de março mostram que o núcleo alongado parece agora ter dois componentes.

Essas duas partes que agora compõem o núcleo são igualmente brilhantes, embora pareçam ter tamanhos distintos. E, baseado no que sabemos sobre os cometas nativos do Sistema Solar, podemos prever o que está acontecendo com o Borisov, mesmo sem conseguir saber exatamente o tamanho das partes. 




De acordo com o astrônomo David Jewitt, que liderou as novas observações, a parte secundária de um núcleo dividido em dois é bem menor do que a parte principal, e contém uma fração bem pequena da massa total. Essa parte menor é bastante gelada, sendo que esse gelo, agora exposto, borbulha e sublima rapidamente, produzindo bastante poeira.

(Imagem: NASA/ESA/Hubble/STScI/Jewitt)
As imagens do cometa interestelar Borisov capturadas pelo Hubble sugerem que uma parte se separou do núcleo entre 23 e 28 de março de 2020. A foto do meio foi tirada com um filtro diferente das demais, o que explica a aparência distinta.

Nas fotos do Hubble, essa poeira está presente. Portanto, é improvável que Borisov esteja se separando de maneira significativa, de acordo com Jewitt. Ele estimou que o cometa interestelar pode ter perdido apenas de 0,1% a 1% de sua massa total, e comparou que isso seria o equivalente a um carro que acabou de perder um retrovisor lateral.

Entretanto, essa é apenas uma estimativa baseada em poucas observações do Hubble - os pesquisadores ainda não sabem ao certo o que aconteceu de verdade. Para complicar ainda mais esse trabalho, as medidas de quarentena e isolamento adotadas em todo o mundo devido à pandemia de COVID-19 fizeram com que alguns dos grandes telescópios que temos aqui na Terra ficassem indisponíveis, sem mão de obra para operá-los. 




De qualquer forma, o Hubble, que segue fornecendo dados normalmente, pode captar novas imagens para mostrar aos pesquisadores a velocidade com que o fragmento secundário está se afastando do núcleo principal e por quanto tempo ele será observável, antes de se dissolver em vapor e poeira.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é, sensacional, a NASA é uma agencia espacial espetacular movida por um orçamento anual gigantesco, mas que apesar disso, é gerida com extrema competência visando apresentar resultados significativos a Sociedade Americana, diferentemente de nossa pífia AEB, que mesmo com um orçamento limitado e com objetivos muito mais modestos não consegue apresentar coisa nenhuma ou muito pouco, muito aquém do que se poderia esperar. Enfim amigo leitor é lamentável toda esta situação, e a mesma se complicada há cada dia que passa por falta de atitude do Governo Bolsonaro e do Ministro Marcos Pontes. Tenho consciência das dificuldades que o Governo vem enfrentando com a pandemia, mas gerir o Brasil é muito mais do que lhe dar com esta situação que estamos vivendo, a vida continua, e o Programa Espacial Brasileiro vive um momento semelhante ao vivido pelo Programa Antártico Brasileiro nos anos 80, quando o governo da época teve de correr para garantir a presença do país naquele continente gelado. Vivemos neste momento leitor uma década que irá mudar a humanidade, a década em que o homem retornará a Lua para ficar definitivamente, e dar assim inicio aos preparativos para a tão sonhada viagem humana ao planeta Marte. Vários avanços tecnológicos serão alcançados nesta década em diversas áreas do conhecimento humano devido a esta corrida que envolverá varias nações do planeta e algumas empresas privadas, e o Brasil precisa ser um player importante neste contexto, ou ficará a margem deste grande avanço científico e tecnológico. Em outras palavras, não há mais tempo para se perder leitor, mas a falta de atitude do Governo Bolsonaro que vem se arrastando em quase um ano meio (se limitando apenas na aprovação do AST) sem a coragem de tomar atitudes duras mais necessárias para arrumar esta casa de "Mãe Joana" afastando de vez ervas daninhas, aproveitadores, corruptos e incompetentes do setor, está jogando o PEB no caminho de mais uma década perdida e dando um final melancólico ao quarto Programa Espacial mais antigo do mundo. Triste, muito triste.

Comentários