Empresa Chinesa Encomenda Telescópio Espacial e Planeja Mineração em Asteroides

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada dia (23/04) no site “Canaltech” destacando que a empresa chinesa encomenda Telescópio Espacial e planeja Mineração em Asteroides.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA - ESPAÇO

Empresa Chinesa Encomenda Telescópio Espacial e Planeja Mineração em Asteroides

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte: SpaceNews
23 de Abril de 2020 às 20h15

Parece que a China está de olho nos recursos naturais do espaço. A Origin Space, empresa chinesa que se propõe à exploração desses recursos, assinou um contrato com uma fabricante para o desenvolvimento de um telescópio espacial óptico. Com isso, ela dará um novo passo rumo às missões de mineração de objetos espaciais.

Recursos naturais, como a água e determinados minerais, podem ser utilizados no espaço para diversos fins, como para produzir combustível ou componente para a construção de infraestruturas espaciais. Isso não só poderá reduzir o custo das missões, como gerar alguns bilhões de dólares no faturamento global dessas empresas nas próximas décadas.

O contrato da Origin Space foi assinado em 10 de abril com a DFH Satellite, uma subsidiária da China Spacesat, que pertence à China Aerospace Science and Technology - a principal contratada estatal para os programas espaciais da China.

Nenhum detalhe do telescópio espacial, que recebeu o nome de Yang Wang-1, foi divulgado. No entanto, o SpaceNews cogita que o lançamento dele esteja agendado já para 2021. O telescópio será então usado para observações de asteroides como o primeiro passo para começar a planejar meios de extrair e utilizar recursos naturais desses objetos.

Entretanto, embora seja potencialmente muito lucrativa, a extração de recursos espaciais precisa passar primeiro por vários obstáculos técnicos, financeiros e legais. A Origin Space disse ao SpaceNews, no ano passado, que um dos grandes desafios no momento é obter recursos financeiros para levar o projeto adiante. 




(Imagem: Deep Space Industries Harvestor) 
Conceito de uma nave de extração de recursos espaciais em um asteroide.




Além disso, as empresas chinesas esperam há muitos anos por uma lei espacial na China, que ainda não foi aprovada. Portanto, a posição do país em relação à utilização de recursos espaciais ainda é um tanto misteriosa. De qualquer forma, a Origin Space parece otimista o suficiente para iniciar suas observações espaciais em busca de asteroides que carregam recursos úteis para explorar e extrair no futuro.

Enquanto isso, a China se prepara para enviar uma nova missão à Lua, a Chang'e-5, que tentará trazer amostras de lá. Duas missões no polo sul lunar, a Chang'e-7 e -8, também estão no cronograma, e devem incluir testes de verificação de tecnologia de utilização de recursos no local. Por fim, existe a proposta de uma missão para trazer amostras de asteroides ainda no início desta década.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Olha aí leitor, o que foi que eu disse? Pois então, esta ambição chinesa pelo espaço irá contribuir para acelerar o desenvolvimento do setor em todo mundo, principalmente os americanos que terão de se cuidar. Afinal agora eles terão um outro competidor além dos russos, e talvez um até mais eficiente ou em vias de se tornar. Fora outras nações como os japoneses, indianos e europeus que também estão tentando se afirmar nessa corrida. Essa nova década leitor promete e muito, mas infelizmente para o Brasil caminhanhos para o lado contrário dessa história ainda a ser escrita.

Comentários