Motor S50 - Tudo Continua Como Antes no Quartel de Abrantes

Olá leitor!

Pois é, como eu pretendia não continuar com o Blog a partir do dia 01/04, tinha resolvido em não trazer à tona a notícia que vou passar para você agora. Entretanto caro leitor, devido aos apelos de profissionais sérios e de brasileiros de verdade que ainda militam no Setor Espacial e no Foguetemodelismo do país, resolvi então adiar essa decisão até pelo menos o dia 30 de abril próximo (quando o Blog estará completando 11 anos online) e assim seguir informando você por pelo menos este período.

Quanto a notícia em questão leitor, vale dizer que na verdade eu tinha a esperança (mesmo que diminuta) de que os players envolvidos nessa história toda (MCTIC/ Avibrás/MD/IAE e a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais - FUNCATE) teriam no mínimo a decência de publicar uma nota oficial relatando o ocorrido, e dando uma explicação a Sociedade Brasileira que paga os seus salários, mas ao que parece muitos deles vivem esquecendo disso.

José Falcão, meu querido, saudoso e exemplar pai, costumava dizer para todos os seus filhos: ‘Não esqueçam meus filhos, um exemplo vale mais do que mil palavras’, pai muita saudade de ti.

Pois então leitor, resolvi esperar até hoje uma nota oficial desse governo que teve entre as suas pautas de campanha a luta pela transparência e pela mudança de atitude do poder público, mas que demonstra com este exemplo que as coisas não são bem assim e que na verdade ‘Tudo Continua Como Antes no Quartel de Abrantes’, lamentável.

No entanto leitor, diferentemente dessa gente de colarinho branco, vestidos de uniformes e paletó tipo italiano pagos pelo pobre, ingênuo, estúpido e alienado povo brasileiro, minha função como Cidadão Brasileiro e principalmente como Blogueiro é trazer a verdade, sempre a verdade, nada mais além da verdade, e assim sempre fiz e sempre farei publicamente, pelo menos enquanto o Blog existir. Mas vamos lá desde o começo dessa história que, lá no fundo, no fundo, não me agradou desde o seu início, pois desconfiava que não daria certo.

Pois então, em 22 de dezembro de 2016 foi anunciado em vários meios de comunicação do Brasil (inclusive aqui no Blog - veja aqui) uma notícia que segundo os seus divulgadores seria lembrada no Brasil como uma data histórica para o Programa Espacial Brasileiro (PEB), rsrsrsrsrs, ou seja, a assinatura no dia 16/12 daquele ano pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do contrato com empresa Avibrás para produção de oito motores-foguetes sólidos S50 num período de 26 meses (2 anos e dois meses), para assim serem utilizados nos futuros voos previstos do veículo de sondagem VS-50 e o da primeira versão do Veículo Lançador de Microssatélites VLM-1, ambos financiados pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC). Veja abaixo o Extrato do Contrato assinado via FUNCATE e publicado que foi somente na página 139 da Seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) do dia 27 de Janeiro de 2017. 

FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA, APLICAÇÕES E TECNOLOGIA ESPACIAIS 

EXTRATO DE CONTRATO

Contratada: AVIBRAS DIVISÃO AÉREA E NAVAL SA 
Objeto: Fornecimento de motores S50. 
Valor: R$ 69.683.296,10 (sessenta e nova milhões seiscentos e oitenta e três mil duzentos e noventa e seis reais e dez centavos). 
Vigência: 35 (trinta e cinco) meses, contados a partir da assinatura do contrato. 
Assinaturas: 16/12/2016. 
Contratante: Luiz Carlos Moura Miranda. 
Contratada: João Brasil Carvalho Leite e José de Sá Carvalho Júnior - Convênio: SCV/VLM1.

Pois bem leitor, chamo a sua atenção para o valor desse contrato, e também que você note que diferentemente do que foi divulgado anteriormente (na nota da AEB), a vigência do contrato quando publicada no DOU passou para 35 meses.

Bom dito isso, o leitor deve estar agora se pergunto o que houve Duda, né verdade? Pois bem, acontece caro leitor que recentemente, com atraso e pouco mais de três anos após a assinatura deste contrato, a vênus platinada do setor aeroespacial brasileiro (isto segundo os seus defensores) entregou finalmente aos técnicos da ‘Usina Coronel Abner’ um protótipo do motor S50 para ser testado a quente no banco de provas desta usina.

Qual não foi a surpresa de todos (menos a minha) quando, após o teste obrigatório de Raio X que é realizado para analisar a integridade do grão propelente do motor, foram identificado bolhas no propelente, o que inviabilizou o teste, pois poderia causar uma explosão. E pior amigo leitor, foram identificados também fissuras no próprio motor, tão grandes que eram perceptíveis a olho nu, e inclusive uma delas era tão grande que foi possível enfiar o dedo. Diante disto os técnicos da ‘Usina Coronel Abner’ não tiveram outra alternativa e o teste teve de ser cancelado.

Pois então leitor, segundo os técnicos especializados consultados pelo Blog, diante deste quadro, agora não há outra alternativa, ou seja, o motor terá de ser refeito, o que acarreta mais tempo, mais dinheiro e aumenta ainda mais a incerteza na competência da Avibras de entregar esses motores. Além disso leitor, fica as seguintes perguntas Ministro Marcos Pontes:

Quem vai pagar a conta da incompetência da Avibras? A opção será a razoável, ou seja, a própria empresa irá assumir o prejuízo? Ou será o senhor que não tem nada haver com essa história (resquício do governo anterior), ou os seus assessores e os da AEB que vivem fazendo lobby em prol dessa empresa e de outras tão nefastas quanto???

Tá na hora de se mexer ministro, de fazer o que tem de ser feito, buscar eficiência e resultados, de afastar de vez essa gente incompetente e que vive se beneficiando do mal uso dos recursos públicos, de seguir o único caminho possível, ou seja, o do modelo 'New Space' adotado pelos países com resultados no setor, ou então o senhor acabará se juntando a essa sujeira, e o nosso pífio PEB sendo jogado em mais uma década perdida. A história registrará ministro, não tenha a menor dúvida disto.

Finalizando ministro, e foi para essa empresa que a industrialização do foguete VSB-30 foi passada? Sinceramente Ministro Pontes, assim fica difícil, quer credibilidade, deixe de Blá-Blá-Blá e se mexa, faça por merecer, dê exemplo.

Duda Falcão

OBS: Escrevi o texto acima na ultima segunda feira, e já havia inclusive postado o mesmo no Blog, programado para as 07:00 horas desta quarta-feira. No entanto leitor, na tarde de ontem (terça-feira), recebi um vídeo de um amigo que talvez não só venha explicar (aos menos esclarecidos) as dificuldades de governabilidade que o Ministro Marcos Pontes e o Governo Bolsonaro tem de enfrentar, bem como abrir os seus olhos, pois não é um problema único brasileiro, mas que no Brasil tornou-se um problema gravíssimo e que só será resolvido a níveis aceitáveis se a Sociedade Brasileira acordar, não sendo por acaso que taxo o Brasil de 'Território de Piratas'. O vídeo em questão leitor, denominado "Traidores Estão Afundando o Brasil" foi exibido com muita coragem há aproximadamente 10 meses pelo canal do youtube "TV Leão" do apresentador Gilberto Barros, e aborda uma situação que eu já tinha conhecimento há pelo menos duas décadas, e repito, não é algo que só ocorre no Brasil, mas que infelizmente hoje tornou-se um problema incontrolável em nosso país. Sugiro que todos, independente de ideologia, assistam até o fim a este vídeo do Gilberto Barros, e tire as suas próprias conclusões.

Comentários

  1. Obrigado Duda pelos esclarecimentos!

    Realmente lamentável, agora vem algumas perguntas, aonde está a supervisão técnica do IAE para a Avibras?
    Quanto tempo perderemos nesta brincadeira?
    Parece um erro grotesco, que poderia acabar em tragédia!

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    1. Olá Blog Luiz!

      Olha, não há o que agradecer, estamos aqui pra isso. Outra coisa, não parece grotesco, foi grotesco, principalmente em relação às fissuras no motor. É inaceitável e eu avisei que a Avibras não tinha competência para conduzir um programa de desenvolvimento de foguetes lançadores, o caminho não é esse, é tá aí o resultado.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

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  2. É espantosa a falta de consistência do PEB, ou dos PEBs no Brasil. Quando soube, através do blog, do contrato com essa empresa, achei que seria uma boa notícia, dado o histórico de sucesso em seus produtos. Eles não receberam o projeto pronto? O que aconteceu afinal foi incompetência? Mais um ponto de desconfiança nessa triste e patética história do PEB, pós 86 ou 87. Dá-se a impressão de uma ação coordenada para nada ser feito, ou estaria errado? Abraços meu caro. Também desistindo de acompanhar essas notícias. É muita decepção.

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    1. Olá Gustavo!

      Houve sim incompetência total, geral e irrestrita, e eu sabia que isso poderia acontecer. Não foi por acaso que venho dizendo já há algum tempo que o caminho não é esse, e apesar do governo viver falando em seus eventos aeroespaciais em 'New Space', suas ações não condizen na busca verdadeira pelo estabelecimento desse modelo hoje adotado mundo afora. A Avibras bem como outras empresas antigas do setor fazem parte de uma máquina ineficiente, cara e mal acostumada que levou o PEB a situação em que se encontra, e parece continuará agindo dessa forma durante muitos anos. O PEB está condenado caro amigo, se não aparecer alguém com bolas e descencia pra enfrentar de frente essa gente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

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    2. Dizer que houve incompetência é ser, no mínimo, educado!
      Às vezes, pode até parecer ingenuidade!
      Incompetentes que têm evolução patrimonial desproporcional?
      Incompetentes que sempre estão por cima, o famoso "cair para cima"?
      Incompetentes que estão sempre nos holofotes, representados como excelentes gestores?
      Incompetentes que se perpetuam?

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  3. Parabéns Duda pelos esclarecimentos e pelo blog, por favor não desista.

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    1. Olá Ricardo!

      Obrigado pelo seu reconhecimento ao meu trabalho, mas quanto a parar eu ainda estou avaliando, mas vale dizer que com o andar da carruagem continuar seria como dar sequência a uma mentira que só favorece a essa gente corrupta, e por tabela estimula jovens a entrarem numa área cada vez menos atrativa no país, quando eles poderiam se dedicar a uma outra área mais produtiva para nação. Acho que temos de ter responsabilidade nesse momento, pois nossas ações podem influenciar negativamente o futuro de muita gente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

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    2. Parabéns pela insistência, mas acho que você teria mais sucesso se catalisasse um canal para receber denuncias a serem levadas à autoridades sérias (um braço da lava jato de Curitiba, por exemplo).

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  4. Somente fazendo denúncias, acionando canais de investigação, apoiando auditorias nas entidades e projetos envolvidos, esta situação mudará!

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  5. Seu trabalho nesse blog foi maravilhoso e estou profundamente decepcionado com a AEB e a AVIBRAS mas não esperava outra, idependente do governo o PEB precisa de gente q gosta de espaço de verdade

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  6. Gostaria de ouvir os comentários da pessoa que escreveu esse post após o sucesso do teste de hoje (01/10/2021) , sucesso esse alcançado graças à capacidade da indústria brasileira

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    1. Prezado Odirlei,

      A matéria acima foi publicada em 08/04/2020, mas a coleta e cruzamento de informações para a emissão da opinião ocorreu muito antes disso. Em 01/10/2021, mais de 1 ano e meio depois e tempo suficiente para promoer as correções técnicas do projeto, o resultado que todos queriam foi alcançado, conforme divulgamos e exaltamos na matéria "Sucesso! Motor-foguete S50 passa no seu teste estático!" (https://brazilianspace.blogspot.com/2021/10/sucesso-motor-foguete-s50-passa-no-seu.html).

      Assim, mais uma vez, cobramos e criticamos, quando tinha de ser cobrado e criticado (direito e papel da sociedade e do jornalismo) e, merecidamente, eleogiamos e exaltamos os feitos, quando as coisas voltam para os trilhos e acontecem.

      Atenciosamente,

      Rui Botelho
      Editor do Brazilian Space

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