China Revela Nome de Missão Rumo a Marte e Previsão de Lançamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (27/04) no site “Tecmundo”, destacando que a China revelou o nome de Missão Rumo a Marte e a sua previsão de lançamento.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

China Revela Nome de Missão Rumo a Marte e Previsão de Lançamento

Por Reinaldo Zaruvni
Tecmundo
Via Nexperts
27/04/2020 às 14:30

Foto: NASA

Originalmente prevista para julho, a missão chinesa para Marte pode não acontecer exatamente na data inicial, mas está programada para os próximos meses. Essa foi a declaração da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), agência responsável pela empreitada, que aproveitou a atualização para revelar o nome do projeto: Tianwen 1.

Tianwen 1 foi inspirado em um poema escrito há mais de 2 mil anos. Uma possível tradução livre seria “Perguntas celestiais”. Na obra, de acordo com o XINHUANET, o autor Qu Yuan questiona narrativas tradicionais da mitologia da época relativas a fenômenos naturais.

Fonte: NASA 
China planeja chegar ao Planeta Vermelho em 2021.

Corrida Espacial 

Os planos incluem o envio de um rover à superfície do planeta para estudar a atmosfera local, o ambiente e a composição do solo, segundo a CNN. O robô terá como companhia um orbitador espacial e um aterrissador, sendo que os três “companheiros” estarão equipados com instrumentos científicos variados.

Caso seja bem-sucedida, a China será o terceiro país do mundo a conseguir o feito logo depois dos Estados Unidos e da Rússia. Espera-se que a chegada aconteça em fevereiro de 2021 (o que pode ser adiado por conta de diversos fatores). Poucos detalhes a mais foram revelados, apenas que paraquedas, airbags e foguetes farão parte do pacote. O batismo da sonda acontecerá após votação popular, e seu tempo de vida útil é de pelo menos três anos terrestres.

Zhang Kejian, chefe da CNSA, declarou que a ação reforça a perseverança do país em alcançar a verdade, a ciência e explorar a natureza e o universo. Confira a logo da missão.

Fonte:  XINHUANET
Tianwen 1: "Perguntas celestiais", em tradução livre.


Fonte: Site Tecmundo - https://www.tecmundo.com.br

Comentário: Pois é, olha a China aí de novo. Será que essa missão será exitosa? Somente o tempo poderá dizer, mas vale lembrar que a China já tem experiencia de pouso robótico na superfície da Lua, apesar de que pousar em Marte com êxito é muito mais complicado e pelo que sei somente os americanos e russos até agora conseguiram essa façanha. Vamos aguardar e torcer, avante Tianwen 1.

Comentários