Em Acordo Com o MPF, Governo Não Vai Remover Quilombolas no Maranhão Durante Coronavírus

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postado hoje (05/04) no “Blog ‘O informante’” destacando que segundo acordo feito com o Ministério Público Federal (MPF), o Governo Bolsonaro não irá remover os Quilombolas no Maranhão durante a pandemia do Coronavírus.

Duda Falcão

Em Acordo Com o MPF, Governo Não Vai Remover Quilombolas no Maranhão Durante Coronavírus

Por O Informante
Jornal Pequeno
Data de Publicação: 05/04/2020 - 17:41

O governo federal não tomará qualquer medida concreta para a remoção das comunidades quilombolas do território de Alcântara, no Maranhão, enquanto perdurar a pandemia da covid-19, afirma a Procuradoria-Geral da República, por meio de nota, após videoconferência em que o compromisso foi assumido. Segundo a PGR, o termo ‘foi firmado junto ao Ministério Público Federal (MPF) por representantes do Ministério da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), durante reunião virtual realizada nessa quinta-feira (2)’.

“Participaram da videoconferência o brigadeiro José Vagner Vital, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) da Força Aérea Brasileira; o coordenador da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), Antônio Bigonha; o membro titular do colegiado subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia; e o procurador da República no Maranhão Hilton Melo”, diz a PGR.

Segundo a Procuradoria, em ‘recomendação encaminhada ao GSI, Ministério da Defesa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), nessa quarta-feira (1), o MPF cobrou que o Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPED) se abstivesse da decisão de remover as famílias quilombolas de Alcântara, conforme estabeleceu a Resolução 11, de 26 de março de 2020’. “A norma previa a execução, por meio do Comando da Aeronáutica, das mudanças das famílias realocadas, a partir do local onde hoje residem até o local de suasnovas habitações”.

“Entre outros pontos, o MPF ponderou que, diante do estado de calamidade nacional e dos impactos gerados na ordem social e econômica brasileira em razão da pandemia do coronavírus, os mecanismos de controle e participação sociais – imprescindíveis em ações como essa – ficam enfraquecidos, uma vez que todos os esforços estão voltados às preocupações mais essenciais com a saúde de todos”, diz a Procuradoria.

Segundo a PGR, ‘durante a reunião, o brigadeiro José Vagner Vital afirmou que a Resolução do Comitê apenas pontua as iniciativas que devem ser tomadas para que o projeto de expansão do Centro de Lançamento Espacial de Alcântara tenha início’.

Contudo, segundo ele, “não expressa a intenção do governo de remover as comunidades quilombolas do território neste momento”.

Na avaliação de Bigonha, embora essa informação seja tranquilizadora neste momento, é imprescindível que o direito à consulta prévia às comunidades afetadas, como preconiza a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, seja assegurado.

“O passo fundamental é a participação de representantes das comunidades quilombolas em tudo que diz respeito às suas vidas, principalmente quando se trata de remover famílias com fortes vínculos culturais e afetivos com suas terras”, defendeu o subprocurador-geral. (Blog do Fausto Macedo – Estadão).


Fonte: Site do Blog O Informante do Jornal Pequeno - https://oinformante.blog.br 

Comentário: Pois é leitor, olha aí. Aproveito para agradecer ao nosso leitor maranhense Edvaldo Conqueiro pelo envio dessa notícia.

Comentários