País Quer Monitorar Agricultura do Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria publicada hoje (29/09) no site do jornal “O Estado de São Paulo” destacando que o Brasil quer monitorar a agricultura do espaço.

Duda Falcão

País Quer Monitorar Agricultura do Espaço

Herton Escobar
O Estado de São Paulo
29 de setembro de 2010 - 0h 00

Assim como o INPE usa imagens de satélite para monitorar o desmatamento na Amazônia, a Embrapa quer desenvolver uma tecnologia semelhante para monitorar a expansão e a produtividade da agropecuária - dois fatores que influenciam diretamente as taxas de derrubada da floresta.

"Se o Brasil quer mesmo ser uma potência ambiental e agrícola ao mesmo tempo, precisa ter sistemas capazes de monitorar tanto a agricultura quanto o desmatamento", diz o pesquisador Mateus Batistella, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas.

Com metodologias adequadas, segundo Batistella, é possível deduzir não só o tamanho da área plantada, como o tipo de lavoura (ou pasto) e o número de safras que estão sendo colhidas.

"Assim como sabemos onde está o desmatamento, temos de saber onde está a agricultura", afirma o pesquisador. "Temos informações estatísticas do IBGE, mas não informações espaciais." Batistella estima que levará cinco anos para a Embrapa desenvolver um programa desse tipo.


Fonte: Site do Jornal O Estado de São Paulo - 29/09/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes