Estudante Paraense Participa da Jornada Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (27/09) no portal do Governo do Pará destacando que a aluna paraense, Bárbara Hingredy, de 16 anos, participa da Jornada Espacial em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

Paraense Participa da
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Da Redação
Secretaria de Comunicação (Ascom/Seduc)
27/09/2010 - 20:09

A aluna da Escola Tecnológica de Icoaraci, Bárbara Hingredy, 16 anos, já está na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Junto com o professor de Geografia Jairo Gama, Bárbara viajou para São José dos Campos, interior de São Paulo, onde ambos participarão da abertura do evento, no Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA). Ela é a única paraense a integrar o grupo de 50 alunos participantes da competição.

Professor e aluna também participarão de debates e oficinas para divulgação do trabalho da Escola Tecnológica, e do ensino público em outros Estados. Bárbara falará sobre as bases educacionais para o ensino médio, e Jairo sobre políticas públicas, desenvolvimento da ciência e da pesquisa no Estado do Pará.

Durante a semana, alunos e professores visitarão o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), entre outras instituições.

Toda a programação será voltada ao setor espacial. Mudanças climáticas, foguetes, satélites e a conquista espacial serão temas abordados nas palestras e oficinas. Uma palestra ministrada pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes será um dos destaques do evento.

Os participantes da olimpíada foram selecionados por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Em 2010, participaram da olimpíada 800 mil alunos de 10 mil escolas. Podem participar da OBA alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas.


Fonte: Portal do Governo do Pará - 27/09/2010

Comentário: Como fazemos costumeiramente parabenizamos a jovem estudante paraense Bárbara Hingredy pela sua conquista, desejando sucesso a mesma e ao seu professor Jairo Gama durante a realização da jornada. No entanto, voltamos a insistir que apesar desse evento ter seus méritos o mesmo precisa evoluir de algo essencialmente teórico para algo mais prático como os eventos chamados Spacecamps, dando a oportunidade aos jovens estudantes de literalmente meterem a mão na massa participando na coordenação e desenvolvimento de projetos espaciais. Chega dessa história de construção de foguetes de água, o que os estudantes precisam é de desafios de verdade.

Comentários

  1. Oooolha só que 10! aqui é a Bárbara Carvalho participante da VI Jornada Espacial!! Adorei sua postagem, fico muito feliz em saber que esse resultado foi divulgado. Agradeço mesmo de coração os seus parabéns!! *-*
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bárbara!

    Não há o que agradecer querida, estamos aqui para divulgar notícias como a sua, tá ok?

    Abraços

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial