Observatório do IAE Anuncia a Chegada do EQUINÓCIO

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/09) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o Observatório Astronômico do IAE anuncia a chegada do EQUINÓCIO.

Duda Falcão


Observatório Astronômico do IAE

Anuncia a Chegada do EQUINÓCIO


22/09/2010

NAEE/IAE

Amanhã, dia 23 de setembro, às 6h09min (horário de Brasília), inicia-se a Primavera no Hemisfério Sul. Do ponto de vista da Astronomia, a Primavera do Hemisfério Sul inicia-se no Equinócio de Setembro e termina no Solstício de Dezembro. A palavra Equinócio vem do Latim aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.


Portanto, a equipe do Observatório Astronômico do IAE deseja a todos um BOM INÍCIO DE PRIMAVERA!

Equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do Equador celeste (a linha do Equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

A palavra Equinócio vem do Latim aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e, o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso), o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro e definem as mudanças de estação. No Hemisfério Norte, a Primavera inicia-se em Março e, o Outono, em Setembro. No Hemisfério Sul é o contrário, a primavera inicia-se em Setembro e, o Outono, em Março.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial