CBPF Lança Curso Básico de Cosmologia para Graduandos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (21/09) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que o Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), lança amanhã (22), Curso Básico de Cosmologia para alunos de graduação.

Duda Falcão

CBPF Lança Curso Básico de

Cosmologia para Alunos de Graduação

21/09/2010 - 11:59

O Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), lança amanhã (22), às 15h30, a coletânea Programa Mínimo de Cosmologia (PMC), organizada pelos pesquisadores Mário Novello e Nelson Pinto Neto, do CBPF, e Santiago Bergliaffa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A publicação é resultado de um programa de tópicos básicos nas áreas de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica oferecido já há 5 anos a alunos de graduação de diversas universidades brasileiras.

Estruturado em um curso básico de 12 semanas e abrangendo objetivos, métodos, problemas e temas de pesquisa nessas áreas, o Programa Mínimo de Cosmologia foi oferecido pela primeira vez em 2005, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde então, já foi realizado em universidades nas cidades de Campos ( Universidade Norte Fluminense - UENF), Fortaleza ( Universidade Estadual do Ceará) e em Manaus (Universidade do Amazonas - UFAM) e faz parte das atividades desenvolvidas regularmente pelo Icra.

A publicação, preparada pelos próprios professores vinculados ao Programa, foi organizada em onze seções que cobrem desde a gravitação newtoniana até as últimas previsões da Relatividade Geral, passando por tópicos da cosmologia teórica e observacional, objetos compactos e buracos negros, ondas gravitacionais, astropartículas e cosmologia quântica. Os exercícios ao final de cada capítulo completam a proposta do livro de "servir como obra de introdução e referência a estudantes de graduação e pós-graduação em Física", como afirmam os organizadores da obra.

O Programa Mínimo de Cosmologia, publicado com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, será distribuído gratuitamente em bibliotecas universitárias brasileiras.

Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial