Jornada Espacial - Aluno Campinense é Selecionado

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (29/09) no jornal paraibano “Diário da Borborema” destacando que um estudante de Campina Grande está participando da VI Jornada Espacial que estará acontecendo em São José dos Campos até o dia 02/10.

Duda Falcão

Regional

Jornada Espacial // Aluno Campinense é Selecionado

Silas Santos // silassantos.pb@dabr.com.br
Especial para o DB
29/09/2009

Frederico Bartz é um dos melhores
na Olimpíada Brasileira de
Astronomia - Foto: Arquivo Pessoal

Outro evento educacional de repercussão nacional vai contar com a participação de um aluno de ensino médio de uma escola de Campina Grande. O estudante Frederico Bartz Noy, aluno do terceiro ano do ensino médio do colégio Motiva de Campina Grande é um dos melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e por esse motivo foi um dos escolhidos para participar da VI Jornada Espacial.

A Jornada é organizada por representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e voltado para os jovens que tem interesse pela área dos conhecimentos espaciais. Uma das principais idéias do evento, é revelar novos talentos na área e permitir aos alunos um contato direto com pesquisadores da astronomia e da astronáutica.

O evento acontece, até o próximo sábado, na cidade paulista de São José dos Campos e engloba visitas ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Técnico Aeroespacial (CTA), ao Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB). "Durante o evento ele vai participar de workshops, visitas científicas, lançamento de foguetes de pequeno porte e oficinas científicas", disse o professor Marco Danillo de Lucena Souto, Coordenador de Olimpíadas Científicas do Colégio Motiva que está acompanhando o estudante.

Um dos pontos altos da Jornada Espacial vai ser a palestra com o astronauta brasileiro, Marcos Pontes. O professor Marco Danillo disse que "o Frederico está muito empolgado com as atividades que estão sendo desenvolvidas aqui. Ele é um aluno que tem muito interesse pela área, inclusive já revelou que tem interesse de ingressar no ITA. Com essa viagem ele está tendo a oportunidade de absorver muito conhecimento mesmo antes de ingressar em um curso de Nível Superior. É um evento que só vai acrescentar na vida escolar dele".


Fonte: Jornal Diário da Borborema - 29/09/2009

Comentário: Parabenizamos o jovem estudante paraibano Frederico Bartz pela sua conquista, desejando sucesso ao mesmo e ao seu professor Marco Danillo durante a realização da jornada. No entanto, insistimos que apesar do mérito desse evento o mesmo precisa evoluir para um evento mais prático, como os chamados Spacecamps, dando assim a oportunidade aos jovens estudantes de literalmente meterem a mão na massa participando na coordenação e desenvolvimento de projetos espaciais. Essa história de construção de foguetes de água é boa para estabelecer conceitos, mas o mundo é construído através de ações concretas, coisa que infelizmente ainda não está acontecendo na Jornada Espacial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial