IAE Inicia Montagem de Sistema Tubeira Móvel do VLS

Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (10/09) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto iniciou a montagem do "Sistema Tubeira Móvel do Propulsor S43" do 6º Ensaio de Queima, Operação Uirapuru.

Duda Falcão


10/09/2010

O sistema tubeira móvel para o propulsor S-43 do 6º Ensaio de Queima, Operação Uirapuru, está sendo integrado no Laboratório de Propulsão da Divisão de Propulsão Espacial (APE). Atualmente, é realizada confecção da tubulação do circuito hidropneumático do SATM (Sistema de Alimentação da Tubeira Móvel) na saia traseira do 2º estágio.

O caminho a ser percorrido pela tubulação é pré-determinado pelo layout 3D, em PRO-E, da Saia Traseira do 2º Estágio. Para auxiliar na dobra dos tubos no caminho correto dentro da saia, os principais componentes do SATM foram previamente posicionados. Posteriormente os componentes e tubos serão desmontados e testados individualmente.





Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Uma notícia alentadora para o “Programa do VLS-1” se levarmos em conta as notícias divulgadas nos últimos dias pela imprensa brasileira. No entanto, a mesma não significa muita coisa, já que esse ensaio de queima em banco de provas, Operação Uirapuru, já estava previsto no orçamento do PEB de 2010 e o grande problema é a continuidade dos testes no orçamento de 2011, já que o mesmo deverá está comprometido em grande parte com a construção da base de lançamento da mal engenhada ACS. Um verdadeiro absurdo no programa dos absurdos, mas não tão grande quanto à existência dessa mesma empresa. A “Operação Uirapuru” segundo informações colhidas pelo do blog anteriormente, deverá ocorrer da Usina Coronel Abner (UCA) em outubro.


Crédito: IAE/APE
IAE Inicia Montagem
de Sistema Tubeira Móvel do VLS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial