Nova TMI Tem Dispositivos Contra Explosão

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (11/09) no jornal “Folha de São Paulo” destacando a nova Torre Móvel de Integração (TMI) do programa VLS terá dispositivos contra explosão.

Duda Falcão

Nova Torre Tem Dispositivos Contra Explosão

ENVIADO ESPECIAL A ALCÂNTARA

11/09/2010

A aeronáutica resolveu minimizar a chance de um novo acidente com o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) reduzindo o número de técnicos na área de risco e criando uma estrutura que permite fugir de incêndios.

A Folha entrou na nova TMI (Torre Móvel de Integração) do lançador, obra de R$ 43 milhões.

A estimativa é que a torre onde o foguete será montado e lançado fique pronta em dezembro. Ela passou mudanças em relação à que foi destruída em agosto de 2003, matando 21 técnicos.

O VLS agora será monitorado por sensores montados numa segunda torre, para detectar qualquer risco de incêndio ou explosão.

Segundo o diretor do CLA, Ricardo Rangel, só serão admitidas seis pessoas de cada vez em atividade de risco junto ao foguete. Em 2003, eram mais de 20.

Ao lado da TMI foi construída uma torre de concreto para possibilitar fugas.

Todos os quatro andares têm três buracos: um tem escadas, outro um tubo de ferro (como em quartéis de bombeiros) e outro -para fugas rápidas- de onde o sujeito simplesmente se joga, caindo num colchão de ar no subsolo, num túnel.

Há portas corta-fogo, mas elas não resistem muito tempo diante de uma temperatura de 2.000C estimada numa ignição como a de 2003. "Percebeu que tem problema, se manda", resume Rangel. (CA)

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - 11/09/2010

Comentário: Voltando agora a falar do verdadeiro PEB que nos causa preocupação devido à irresponsabilidade política exemplificada nos fartos recursos aplicados e ainda a serem aplicados nessa mal engenhada empresa ACS (que prejudicam sensivelmente o desenvolvimento espacial brasileiro), a notícia da melhora da segurança da TMI é uma bênção para os profissionais que atuam nesse setor a mercê de decisões de políticos e de gestores irresponsáveis que há quilômetros de distância na segurança de suas casas vivem brincando de fazer programa espacial com a vida dos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial