O Brasil e a Cooperação Espacial Internacional
Olá leitor!
O Brasil vem realizando com dificuldade, mais com algum êxito, projetos espaciais em cooperação espacial com outros países. Essa cooperação em nossa visão é necessária e benéfica, mais que infelizmente não vem tendo do governo federal à devida atenção se analisarmos em um contexto geral o assunto, prejudicando em muitos casos e até quase que parando alguns projetos em andamento. Existem exemplos exitosos como o caso do foguete VSB-30 desenvolvido em parceria com a Alemanha, mais também existem absurdos como o que parece está acontecendo com o acordo com a Rússia (em nossa opinião o mais relevante de todos), além de erros catastróficos como a criação da mal engenhada empresa ACS. Abaixo, apresento uma lista dos países que o Brasil tem acordos de cooperação em andamento, seus projetos e países que o Brasil está negociando novos acordos.
Países com acordos de cooperação em andamento:
País: Alemanha
Projetos: Foguete VSB-30, recentemente o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), Satélite MAPSAR, Satélite CoRoT
País: Argentina
Projetos: Subsistema de Controle de Atitude e Supervisão de Bordo (ACDH) da Plataforma Multi-Missão (PMM) que será usada pelo Satélite Amazônia-1, Satélite Sabia-Mar
País: China
Projeto: Programa CBERS de satélites
País: França
Projeto: Satélite meteorológico GPM-BR, Satélite CoRoT
País: Rússia
Projeto: VLS-Alfa, Propulsor Líquido L75, Banco de Provas para Motores-Foguetes Líquidos de 400 kN, Sistema de Posicionamento por Satélite GLONASS e possivelmente o Programa Cruzeiro do Sul de veículos lançadores de satélites.
País: Ucrânia
Projeto: A mal engenhada empresa bi-nacional Alcântara Cyclone Space (ACS)
Países que o Brasil esta negociando novos acordos:
País: África do Sul
Projeto: Programa IBSA de satélites
País: Bélgica
País: Canadá
País: Egito
País: Espanha
Pais: EUA
País: Índia
Projeto: Programa IBSA de Satélites
País: Israel
País: Itália
Projeto: Instrumentos científicos para o satélite MIRAX
País: Suécia
País: Uruguai
Além desses países o Brasil iniciou conversações em 2008 com o Reino Unido visando utilizar uma câmera britânica abordo do satélite Amazônia-1 chamada RALCam-3 que não foi adiante.
Duda Falcão
Comentários
Postar um comentário