CLA Lança Mais um Foguete de Treinamento Básico

Olá leitor!
Segue abaixo uma matéria publicada hoje (21/09) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou com sucesso ontem (20/09) mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).
Duda Falcão

CLA Lança Mais um Foguete de Treinamento

O Estado do Maranhão
21/09/2010

Divulgação/Rogério Felix

O lançamento do Foguete de Treinamento Básico foi considerado um sucesso pelos técnicos do CLA

ALCÂNTARA - Em uma operação restrita ao treinamento de equipes, foi lançado, na tarde de ontem, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O protótipo integra a Operação Fogtrein I, a mesma operação que na próxima terça-feira (28) fará o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A missão de ontem foi considerada como uma atividade de treinamento restrito e, diferente dos lançamentos anteriores, a imprensa não teve acesso à operação.

O foguete foi lançado às 15h10, teve um apogeu de 26.45km/h e um tempo total de vôo de dois minutos e meio. A operação foi considerada bem sucedida no sentido de avaliar o preparo técnico e das equipes envolvidas em atividades relacionadas a lançamentos espaciais. Com o lançamento do FTB ontem, o CLA já realizou cerca de cinco lançamentos de foguetes desse nível em operações iniciadas no ano passado. O objetivo dos lançamentos é colocar em operação os sistemas operacionais do Centro de Lançamento e treinar equipes para novas operações, principalmente para atividades de grande porte.

O FTB é o primeiro veículo desenvolvido pelo Projeto Fogtrein, do Comando da Aeronáutica (Comaer) em conjunto com a Avibras, e objetiva colocar no mercado mundial um foguete de baixo custo, utilizado para treinamento operacional. O foguete suborbital, em fase de certificação, atinge seu apogeu a 30 mil metros de altitude e tem três metros de comprimento e 12,7 cm de diâmetro.

Já o lançamento que acontecerá na próxima semana tem como principal objetivo testar o FTI. No primeiro lançamento, ocorrido no dia 3 de agosto, foram identificadas algumas falhas no sistema de telemetria.

O novo lançamento, que será realizado ainda na Operação Fogtrein I, testará os aperfeiçoamentos realizados na estrutura aerodinâmica do FTI, a fim de que, após sua certificação, seja comercializado. Vários são os diferenciais deste engenho suborbital, pois é dotado de instrumentos de vôo de última geração com total interatividade com o seu sistema de comando em terra. Com capacidade de transportar até 30 kg de carga útil e de baixo custo operacional, o FTI dará oportunidade às universidades e centros de pesquisa de realizar experimentos com maior freqüência e precisão de dados.

Os lançamentos de FTB e FTI, ocorridos este ano, serviram para a manutenção do treinamento dos profissionais do Centro de Lançamento de Alcântara. Esse tipo de exercício eleva o nível operacional do CLA e mantém constante o exercício de suas atividades-fim, que são: preparação, lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.

Números

26.45 km/h - Foi o apogeu atingido pelo FTB

3 metros - É a altura do foguete

12,7 cm - É o diâmetro do FTB


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 21/09/2010

Comentário: Apesar de reconhecermos a boa cobertura que vem realizando o jornal “O Estado do Maranhão” das atividades espaciais que ocorrem periodicamente no CLA, quando a matéria não está sob os cuidados da competentíssima jornalista Bruna Castelo Branco, sempre ocorrem erros, com esse agora cometido pelo o autor anônimo dessa matéria. O nome da operação não é “Operação Fogtrein I” citado pelo mesmo e sim “Operação Fogtrein II - 2010”. Agradecemos uma vez mais ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio da matéria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial