IPCC Seleciona Cientistas para 5º Relatório Sobre MCG

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (24/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)” está selecionando cientistas para o5º Relatório sobre Mudanças Climáticas Globais".

Duda Falcão

IPCC Seleciona Cientistas para 5º Relatório

Sobre Mudanças Climáticas Globais

24/06/2010

São do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) seis entre os cientistas que representarão o Brasil na tarefa de elaborar o quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que no total contará com 831 especialistas do mundo todo.

No Grupo de trabalho 1, que analisa a ciência das mudanças climáticas, estão José Marengo como revisor em capítulo sobre atmosfera e superfície do planeta; Chou Sin Chan, autora em capítulo sobre avaliação de modelos climáticos; e Iracema Cavalcanti, autora em capítulo sobre mudanças climáticas regionais.

No Grupo de Trabalho 2, sobre impactos, adaptações e vulnerabilidade às mudanças climáticas, Carlos Nobre coordenará capítulo sobre impactos nas Américas do Sul e Central, o mesmo em que Jean Ometto atuará como revisor.

No Grupo de Trabalho 3, sobre mitigação das mudanças climáticas, Thelma Krug estará como revisora de capítulo sobre usos do solo. Carlos Nobre, José Marengo e Thelma Krug já atuaram em relatórios anteriores do IPCC.

O IPCC é o painel da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregado de avaliar a informação científica sobre os efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias de mitigação. Seu quinto relatório deve ser publicado entre 2013 e 2014.

Mais informações sobre o IPCC no site www.ipcc.ch.

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários