Jovens Estudantes Brasileiros Irão Fazer Estágio na NASA


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia um pouco antiga, é verdade, mas bastante interessante que foi postada dia (04/05) no site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) da cidade mineira de Governador Valadares, destacando que a aluna Janynne Lorenna e outros estudantes brasileiros irão fazer estágio na NASA.

Duda Falcão

Aluna da UNIVALE Consegue Estágio na NASA

04/05/2010 - 13h34

Foto: Divulgação

Janynne Lorenna, aluna do curso Sistemas de Informação da UNIVALE

A aluna do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE, Janynne Lorenna Souza Gomes conseguiu um estágio na NASA após participar do evento Campus Party em São Paulo em janeiro deste ano e assistir a uma palestra do Engenheiro da NASA Marco Figueiredo, também diretor do Center for Community Informatics Loyola University Mariland. Ela segue para o consulado em Brasília nesta quinta-feira, dia 06 de maio para tentar o visto munida de toda a documentação primeiramente negada como turista.

A aluna conta que tudo começou quando ela desejava participar da edição do Campus Party , mas como as despesas seriam altas decidiu pesquisar na internet uma forma de ir sem ter tanto custo. Foi então que, através do twiter conseguiu participar de uma promoção onde desbancou 61 concorrentes. Ela ganhou a inscrição e as passagens aéreas de ida e volta para São Paulo. “Fiquei muito satisfeita de participar deste evento voltado para a Tecnologia que acontece mundialmente e que pela terceira vez é realizado no Brasil. Não imaginava ser a ganhadora”, disse. A frase que deu o prêmio a aluna era responder a pergunta “Porque a barraca deve ser minha?” da Locaweb, empresa de hospedagem de site. E a resposta foi: “Porque se a Locaweb hospeda meus serviços com grande responsabilidade confio nela para me hospedar também”.

Após a finalização da palestra do engenheiro, Janynne fez a seguinte pergunta:

Como estudante, o que preciso fazer para entrar na NASA? Para a espanto dos outros participantes que riram da pergunta dela, a resposta veio como surpresa depois do evento quando o engenheiro explicou que apenas estudantes norte americanos participavam do estágio, mas explicou que devido ao interesse dela poderia fazer o pedido formalmente e encaminhá-lo. Assim ela fez. Estudando inglês a pouco mais de um ano (um dos pré-requisitos para o estágio), Janynne formalizou o pedido e com a resposta positiva da NASA, conseguiu também abrir um precedente para a participação de mais três brasileiros no programa de estágio.

A batalha agora é conseguir o visto anteriormente negado já que os outros três estudantes já conseguiram.

Patrocínio

Após conseguir o estágio veio outra dificuldade. Manter as despesas durante os meses que estaria nos EUA já que a NASA não subsidiava.

Com o apoio da UNIVALE e através da intervenção da própria NASA, o governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Ciência e Tecnologia apoiou a participação dos quatro estudantes brasileiros no programa de verão no Goddard Space Flight Center da NASA (National Aeronautics ans Space Administration), na cidade de Greenbelt, Maryland, EUA, durante o período de verão 2010.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) proporcionará a cobertura das despesas para a referida participação, tendo em vista que esses estudantes convidados trabalharão com o grupo de robótica, mais especificamente, envolvidos em projetos de engenharia.

Será oferecida a passagem de ida e volta para os Estados Unidos aos estudantes selecionados:

Diego Dutra Vlot – residente em Brasília

Flávio Victor Dias Neto – residente em Brasília

Janynne Lorenna Souza Gomes – residente em Governador Valadares

Thomaz Gaio Santos Soriano – residente no Rio de Janeiro


Para a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE, Rossana Cristina Ribeiro Morais, a aluna foi um exemplo não só para os alunos do curso, mas para os estudantes de todas as áreas que, através da força de vontade conseguiu sonhar alto e chegar a seu objetivo. “Muito nos orgulha de tê-la como aluna e mais ainda futuramente, caso o visto seja concedido, de recebê-la na instituição para o término do curso que acontecerá em 2011”, disse.


Fonte: Site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Comentário: Esse namoro da NASA com os estudantes brasileiros já tá virando recrutamento. Veja como são as coisas leitor, e note como a NASA é competente. Porque você acha que a NASA se mobilizou para receber a jovem Janynne Lorenna e seus colegas para o estagio em suas instalações? Elementar meu caro, porque é mais barato, visto que a jovem mineira e seus colegas já estão quase formados e se aprovados no estagio será bastante compensador para agência americana. Agora, porque o MCT resolveu ajudar possibilitando a participação desses jovens estudantes brasileiros no estagio oferecido pela NASA? Ora meu caro leitor, essa é fácil, certamente porque será uma grande experiência para esses jovens que quando retornarem serão aproveitados nos projetos apoiados pelo MCT, especialmente em robótica e talvez até no PEB. Bom, bem, não é bem assim, gostaria de ter essa certeza caro leitor, mas infelizmente não tenho e o mais provável é que, caso o estagio dos jovens brasileiros seja exitoso, os mesmos sejam contratados pela NASA. E assim é o Brasil. Parabéns a jovem Janynne e seus colegas por demonstrarem que apesar de todos os problemas vividos pela educação no país, ainda assim somos capazes de formar jovens promessas que infelizmente por falta de oportunidades e de visão dos pseudos políticos de m... deixam o país para trabalharem em prol de outras sociedades. É Lamentável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial