UFABC Faz Parceria com o Max Planck Institute (ALE)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia 16/06 no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” destacando que o grupo de pesquisa do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da universidade estabeleceu uma importante parceria com o “Instituto Max Planck” da Alemanha.

Duda Falcão

Grupo de Pesquisa do CMCC Estabelece

Parceria com o Max Planck Institute

16/06/2010

O grupo de pesquisa do CMCC (Centro de Matemática, Computação e Cognição) estabeleceu uma parceria com o Instituto Max Planck, importante pólo de pesquisa localizado em Postdam, Alemanha.

O grupo liderado pela professora da UFABC Cecília Chirenti vai receber um orçamento de 20.000 euros anuais durante um período de 3 anos, com possibilidade de extensão por mais dois anos, para realizar pesquisas sobre emissão de ondas gravitacionais por estrelas compactas isoladas.

O acordo firmado no dia 1 de junho é inédito no Brasil e tem a intenção de incentivar a cooperação entre os pesquisadores do CMCC e os pesquisadores do Max Plack Institute, com intercâmbio de pessoal, colaboração científica e realização de workshops internacionais.

Além da Professora Cecília o grupo de pesquisadores é formado pela aluna de iniciação científica da UFABC Fernanda Machado Araújo e o aluno de mestrado do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Patrick da Rosa Silveira.

Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentário: Realmente essa nova universidade chega para fazer a diferença entre os centros de excelência do país. Esta parceria com esse renomado centro de pesquisa alemão trará grandes benefícios a astrofísica brasileira. Uma vez mais parabéns a UFABC e a seus idealizadores visionários.

Comentários