Autoridades Visitam Estande do IAE na EXPO AERO 2010
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (18/06) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o estande do instituto na feira “Expo Aero 2010” recebeu hoje a visita de autoridades militares da Aeronáutica e civis da região.
Duda Falcão
Estande do IAE Recebe Visita de Autoridades do
Setor Aeronáutico e Civis da Região
18/06/2010
As autoridades militares da Aeronáutica e civis da região conheceram o espaço do Instituto de Aeronáutica e Espaço na Expo Aero Brasil 2010, evento que hoje é o maior e mais importante do setor aeroespacial no país.
O IAE representou em seu estande, alocado próximo ao espaço Ozires Silva, alguns dos seus principais projetos - o Projeto Titânio, MARIMBA e Carbono-Carbono (AMR); o Projeto L15 (APE); o Projeto VANT (ASA); e também os foguetes VLS, VLS-ALFA, VSB30 e 14-X (Projeto IEAV-IAE). No pátio do aeroporto, em meio às aeronaves, o público também tem acesso ao VSB-30 em seu tamanho original.
Em relação às atividades desenvolvidas pelo IAE, as autoridades também conheceram o importante trabalho realizado pela Equipe de Salvamento e Resgate em Operações e Ensaios Aeroespaciais (SAR-IAE): recuperação de cargas úteis; operações de controle e defesa em missões de lançamento e no desenvolvimento de projetos aeroespaciais do Instituto, entre outros.
A visita aconteceu após a abertura do evento, ocorrido na manhã desta quinta-feira. O grupo de autoridades presenciou também as aeronaves civis e militares, dispostas ao público no pátio próximo à pista.
Da aviação civil, com vistas ao mercado nacional e internacional, estiveram expostos aviões da Aviação executiva, Aviação Leve, Helicópteros, dentre outros; e, da Força Aérea Brasileira, o T-27 (utilizado para o treinamento de cadetes), o T-25 Universal, o C-130 Hércules (apoio tático), dentre outros.
A Feira Internacional de Aeronáutica serve hoje de um importante canal de negócios entre empresas e empresários brasileiros e estrangeiros. Além do mercado estratégico para o setor civil, a FAB destaca-se no evento exibindo alguns dos seus mais importantes projetos, representando com maestria o setor Aeroespacial brasileiro.
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Fantástica série de fotos onde o leitor pode vê talvez pela primeira vez a maquete do VLS ALFA (ao lado da maquete do VLS-1) e a maquete em escala original do foguete VSB-30. Numa das fotos também pode se notar ao fundo a maquete do motor-foguete a propulsão líquida L15, que está previsto para ser testado em vôo pelo foguete VS-15 e a maquete da espaçonave hipersônica 14-X, projeto do IEAv. Chamo atenção do leitor para o que parece ser uma pequena diferença de tamanho entre o VLS-1 e o VLS ALFA, caso as maquetes estejam na mesma escala. É uma pena que tanto o IAE, como o INPE e a AEB não coloquem a disposição dos interessados através de seus sites maquetes a preços acessíveis de seus projetos, como acontece em outros países. Eu mesmo seria uma das pessoas interessadas em adquirir essas maquetes e suvenis, como por exemplo, os da “Missão Centenário” e naturalmente a dos foguetes e satélites brasileiros. Vale como sugestão.
caro Duda Falcão
ResponderExcluirAs maquetes do VLS-1 e VLS-Alfa estão na mesma escala 1:5.
Essa pequena diferença de tamanho entre o o VLS-1 e o VLS-Alfa vai nos permitir utilizar na integração do VLS-ALfa no CLA, a mesma torre (TMI) ora em final de construção para o VLS-1.
Sobre as maquetes, infelizmente não podemos comercializá-las mas aqui em São José dos Campos existem alguns modelistas que comercializam essas maquetes confeccionadas em resina.
Abraços,
Kasemodel
Boa noite Cel. Kasemodel!
ResponderExcluirObrigado uma vez mais pela sua pronta intervenção e esclarecimento. Imaginei que ambas as maquetes dos foguetes estivessem na mesma escala, mas não tinha como ter essa certeza até o senhor confirmar. É uma pena que o IAE/INPE/AEB não comercializem essas maquetes, pois é uma boa forma de divulgar o programa espacial e de estimular os jovens a trilharem o caminho deste fascinante setor. Acredito que isso possa ser feito através de um convênio com empresas do ramo que tenho interesse, bastando para isso que haja interesse das instituições que fazem parte do Programa Espacial em credenciá-las, oficializando assim os produtos que seria divulgados e vendidos pelos sites dessas instituições. Não estaríamos inventado nada coronel, é só uma sugestão baseada no que já ocorre em várias parte do mundo há vários anos. Vou vê se acho esses fonecedores que o senhor disse existir em São José dos Campos e procurar divulgar aqui no blog.
Abraços
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Seria muito interessante se tivesse maquetes "oficias " para vender certa vez vi em uma loja em um shopping aqui em SJC uma maquete do VLS -+ 50cm além de ser cara (R$270,00)era horrível completamente mau feita e com detalhes grosseiros.
ResponderExcluirParece (usando o olhometro ) que o diametro dos estágios superiores do VLS-Alfa é o mesmo diametro da coifa do VLS-1
Pois é André,
ResponderExcluirÉ o que eu acho também. Estou procurando na net os modelistas de São José dos Campos citados pelo coronel Kasemodel e não estou encontrando. Quem sabe o coronel nos ajuda dando uma dica. Bom André, quanto ao que você disse sobre o diâmetro do estagio superior do VLS ALFA, o mesmo é naturalmente maior devido à necessidade de espaço para o motor-foguete líquido L75 que será usado nesta nova versão do VLS.
Abraços
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Parece que a coifa do VLS-ALFA é menor que a do VLS. Ele levaria menos carga que o VLS normal ?
ResponderExcluirCaro Duda Falcão
ResponderExcluirSegunda-feira te repasso o endereço de um modelista que presta serviços para o IAE.
Kasemodel
Boa tarde Ramir!
ResponderExcluirA resposta é não, muito pelo contrário. Note que os estágios superiores do VLS-1 têm uma largura menor que a coifa deste foguete. Já no VLS ALFA, a largura dos estágios superiores é a mesma de sua coifa que tem uma largura maior do que os estágios superiores do VLS-1 e uma largura igual da coifa do mesmo. Se não me engano o VLS-ALFA terá a capacidade de colocar satélites de até 800 kg em órbita baixa enquanto no VLS-1 será de 200 kg. O VLS ALFA usará em seu terceiro estágio o motor-foguete a propulsão líquida L75, que está sendo desenvolvido pelo IAE em parceria com os russos. Para satélites menores, já está também sendo desenvolvido pelo IAE em parceria com o DLR alemão um foguete chamado VLM-1, que é um veículo para lançamento de microsatélites (de 20 a 100 kg) em órbita baixa. Tá ok amigo?
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Uma vez mais coronel Kasemodel eu agradeço pela a atenção dispensada pelo senhor ao meu blog e aos meus leitores.
ResponderExcluirForte abraço
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
ok ok
ResponderExcluirvlw