AEB Participa da EXPO Xangai 2010


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (10/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agência participará da "EXPO Xangai 2010" nos dias 17 e 18 de junho.

Duda Falcão

AEB Participa da Expo Xangai


CCS/AEB

10-06-2010


A Agência Espacial Brasileira (AEB), participará, nos dias 17 e 18 de junho, da Expo Xangai, na China. A instituição estará presente no Fórum Ciência e Inovação – A Criatividade Brasileira se transformando em Tecnologia. No dia 17, o presidente da AEB, Carlos Ganem, ministrará palestra com tema “Cooperação Espacial: Brasil – China na Área Espacial”.

A Expo Xangai, foi aberta no dia 1º de maio e vai até o final de outubro, é considerada o terceiro maior evento do mundo – antecedido apenas pelos jogos olímpicos e pela Copa do Mundo. Este ano, 190 países e 50 organismos internacionais participam da exposição. A estimativa é que 70 milhões de pessoas visitem os pavilhões dos países, de corporações mundiais e de organismos internacionais. O governo da China reservou para a exposição uma área de cinco mil quilômetros quadrados, que além dos pavilhões vai abrigar ainda um centro de convenções, praças para shows e atividades culturais e uma área para exposição de experiências urbanas de sucesso de 50 cidades de todo o mundo. O tema deste ano é “Cidade melhor, vida melhor”.

O pavilhão brasileiro na Expo Xangai é composto pelo túnel Cenas Urbanas Cotidianas, no qual o visitante é envolvido por 192 monitores de LCD, que mostrarão um mosaico de vídeos da diversidade humana, paisagística, gastronômica, arquitetônica, tecnológica e produtiva do país.

No Salão das “Cidades Pulsantes”, um ambiente de estímulos sensoriais recria o dinamismo e a vitalidade dos núcleos urbanos brasileiros. Já a logomarca do pavilhão brasileiro foi inspirada na mais conhecida imagem do Brasil no exterior: o Cristo Redentor. O Salão da Alegria Brasileira, uma tela arredondada de 180 graus, com 23,5 metros por 3,10 metros, situará o visitante em ambientes como estádios de futebol, carnaval e outras festas populares. A força da indústria será apresentada no túnel “A energia que move o país”. O pavilhão se completa com uma área para shows e performances e um restaurante, que ostentará cardápio gourmet criado por renomados chefs. O espaço abrigará também seminários técnicos e workshops.

Ainda estão programados seis fóruns temáticos brasileiros que serão apresentados no Pavilhão das Nações Unidas. O primeiro deles, acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio, com o tema Tecnologia da Informação, Participação Popular e Inclusão Social. Nos dias 14 e 15 de junho, será a vez do tema Regeneração Urbana e o Futuro das Cidades da Copa. A Agência Espacial Brasileira (AEB) estará presente no Fórum Ciência e Inovação – A Criatividade Brasileira se transformando em Tecnologia, que acontecerá nos dias 17 e 18 de junho. As mudanças climáticas serão tema do quarto fórum, de 6 a 8 de julho. De 4 a 7 de setembro, o Brasil apresentará ainda o tema Água e Infraestrutura e de 21 a 23 de outubro, Brasil - País da Energia Renovável e Limpa.

No total, 13 ministérios estão envolvidos nesse projeto: Turismo, Cidades, Planejamento, Cultura, Agricultura, Relações Exteriores, Integração Nacional, Educação, Esportes, Meio Ambiente, Saúde, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia. Também participam a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial