Pela 1ª Vez, Astronauta Visita Presidente Prudente (SP)


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (27/06) no jornal “O Imparcial” de Presidente Prudente (SP), sobre a primeira visita do astronauta Marcos Pontes a essa cidade paulista.

Duda Falcão

Experiência

Pela 1ª Vez, Astronauta Visita PP

Brasileiro Marcos Pontes conversa com prudentinos

no Sesc Thermas e os acompanha a planetário

MATHEUS TEIXEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Marcio Oliveira

Pontes: “As pessoas precisam acreditar que são capazes”

Marcos Cesar Pontes, 47 anos, o primeiro astronauta brasileiro e do hemisfério sul, esteve ontem em Presidente Prudente pela primeira vez. O cosmonauta da Agência Espacial Norteamericana (NASA), a serviço do Brasil, conversou com prudentinos, no Sesc Thermas e os acompanhou até um planetário do local.

Em 2006, ficou nacionalmente conhecido após participar da Missão Centenário – alusão aos 100 anos do vôo histórico de Santos Dumont. O astronauta brasileiro foi ao espaço em 29 de março, a bordo da espaçonave Soyuz. Em órbita terrestre, onde ficou por dez dias, realizou experimentos sobre microgravidade.

Entre um dos objetivos da Centenário, estava o de motivar estudantes a seguirem nas áreas de Ciência e Tecnologia. “Durante a missão, você pensa no que vai ficar de você. Pensei em deixar algum legado”, enfatiza Pontes. O astronauta afirma que, desde 2006, o aumento educacional nessas áreas tem ocorrido. “Até 2005, por volta de 200 mil pessoas participavam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Hoje, chega a 1 milhão”, expõe Pontes, que alega ter mais orgulho de ser chamado de professor do que de astronauta. “A missão também ajudou a Aeronáutica ficar mais conhecida e isso colabora para cobrarmos [novos investimentos] dos políticos, ressalta.

Pontes ingressou na Agência Espacial Brasileira (AEB) por meio de concurso público em 1998, quando era, então, piloto de combate. Na época, o Brasil havia entrado no programa da Estação Espacial Internacional (ISS), por meio da NASA. Por isso, além de testes nacionais, Pontes passou por exames da agência norteamericana. “Já morava na Califórnia, fazia doutorado, mas mesmo assim é preciso ter família estruturada, porque você não tem muito tempo para ela, a preparação técnica é puxada”, argumenta. O título oficial de astronauta só veio em dezembro de 2000, após dois anos de treinamentos intensos.

ACIDENTES

Em 2003, Pontes viveu um momento difícil na carreira: perdeu 28 amigos, devido aos acidentes do ônibus espacial Colúmbia, na Flórida, Estados Unidos da América (EUA), e na Base de Alcântara, no Maranhão. O astronauta brasileiro, inclusive, trabalhou na investigação do Colúmbia. “É preciso aprender a conviver com isso e tentar trabalhar em segurança. Não pode desanimar. E, ao continuar, mostrar respeito a eles”, enfatiza.

PERFIL

Pontes mora em Houston, (EUA). Nasceu em Bauru e seu pai era servente do Instituto Brasileiro do Café (IBC) e a mãe trabalhou com escrituraria da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Pontes é casado e tem dois filhos.

A paixão pelo vôo começou cedo. Aos 6 anos viu o homem ir à Lua e disse ao irmão: “um dia vou ser astronauta”. As visitas ao Aeroclube de Bauru também ajudaram. O primeiro emprego foi aos 14 anos, com aprendiz de eletricista. Aos 17, ingressou, como segundo colocado, na Academia da Força Aérea (AFA), de Pirassununga. Foi piloto de caça durante a juventude e o primeiro piloto de provas formado no Brasil que também era engenheiro aeronáutico – formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos. Por um período, foi o único com essas classificações a estar disponível para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O astronauta brasileiro é mestre em Engenharia de Sistemas, pela Naval Postgraduate School (NPS), na Califórnia, EUA. Pontes é, ainda, diretor técnico espacial do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico (IDEA), pesquisador e professor convidado do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos.


Fonte: Jornal “O Imparcial” de Presidente Prudente - pág 4B - 27/06/2010

Comentários

  1. A reportagem só erra em falar que ele perdeu no desastre do Columbia, "perdeu 28 amigos", na verdade foram 7 amigos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    A matéria se refere aos 7 falecidos no Colúmbia e os 21 falecidos no acidente do VLS-1.

    Abraços

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário