Meteorito é Encontrado em Cidade do Noroeste do Rio


Olá leitor!
Segue abaixo uma notícia postada dia (24/06) no site “Folha.com” do “Jornal Folha de São Paulo” destacando que um meteorito foi encontrado na cidade de Varre-Sai, no estado do Rio de Janeiro.

Duda Falcão

Meteorito é Encontrado em Cidade do Noroeste do Rio


LIANA LEITE

DO RIO

24/06/2010 - 17h14


O morador de uma área rural da cidade de Varre-Sai (360 km do Rio), no noroeste do Estado, encontrou um meteorito no sábado (19) no quintal de sua casa. Segundo a prefeitura da cidade, Germano Oliveira, 64, escutou um barulho e em seguida descobriu o que achava ser apenas uma pedra. Somente na segunda-feira o morador levou para a prefeitura analisar.

Ainda de acordo com o órgão, na quarta, pesquisadores foram ao município e constataram que a pedra é um meteorito. Nesta quinta, Maria Elizabeth Zucolotto, astrônoma do Museu Nacional, chegou à cidade para recolher uma amostra do objeto.

Segundo ela, a pedra é um condrito, formação rochosa que teve fusão de calor durante a sua formação. "O estudo do artefato vai ajudar a explicar a formação dos planetas do sistema solar", disse.

Divulgação

Meteorito encontrado por morador de Varre-Sai (RJ); pedra, um condrito, pesa cerca de 600 g

O meteorito encontrado por Oliveira pesa cerca de 600 gramas e, para a pesquisadora, não caiu sozinho. A estimativa é que uma pedra de 20 kg tenha se partido em diversos pedaços.

Para auxiliar as pesquisas, a prefeitura de Varre-Sai está oferecendo recompensa para os moradores e estudantes da rede pública de ensino que encontrarem outros pedaços.

A prefeitura informou que há 19 anos não é registrada a queda de um meteorito no Brasil. No Estado do Rio, o fato não ocorre há 141 anos, segundo Zucolotto disse no município. Em todo o país, só existem 58 artefatos registrados.


Fonte: Site Folha.com - 24/06/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite