Estudo Alerta Sobre Queimadas na Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (09/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que artigo de um pesquisador do INPE, publicado na revista Science, alerta sobre as queimadas na Amazônia.

Duda Falcão

Estudo Publicado na Science Alerta Sobre Queimadas na Amazônia

09-06-2010

Artigo de Yosio Shimabukuro, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Luiz Aragão, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, publicado em 3 de junho na revista Science, analisa o aumento de queimadas em áreas da Amazônia onde diminuiu o desmatamento. Os pesquisadores alertam que também os incêndios devem ser observados para a Redução de Emissões pelo Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).

Ao analisar imagens de satélite de 1998 a 2007 e os registros de incêndios florestais, os autores constataram que a ocorrência de queimadas cresceu 59% na região onde foram detectadas as menores taxas de desmatamento. Confira o artigo “The Incidence of Fire in Amazonian Forests with Implications for REDD” na versão online da Science: http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/328/5983/1275

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários