Após Receber Financiamento, a Filandesa NOKIA, Poderá Ativar Ainda Este Ano a Primeira Rede Celular 4G na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: shutterstock/RistoH

Ontem, em 29/04, o portal Olhar Digital noticiou que a empresa finlandesa Nokia recebeu um financiamento de US$ 14,1 milhões para desenvolver a primeira Rede Celular 4G na Lua, com previsão de ativação ainda este ano.
 
De acordo com o portal, em breve, os astronautas poderão desfrutar de internet 4G na Lua, graças à Nokia. A empresa está encarregada do desenvolvimento de um sistema de comunicações e poderá lançar a primeira fase da rede móvel já em 2024, como parte da missão IM-2 da Intuitive Machines, programada para aterrissar no polo sul da Lua.
 
Imagem: Divulgação/Nokia/Intuitive Machines
Nokia terá rede 4G na superfície lunar.
 
Thierry Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research da Nokia, comentou: "Em vez de 'reinventar a roda' criando uma rede proprietária no espaço, estamos aproveitando as mesmas tecnologias de ponta que conectam bilhões de smartphones na Terra". Ele acrescentou: "As comunicações serão um componente crucial de qualquer futura missão".
 
Se tudo correr conforme o planejado, a rede lunar 4G/LTE da Nokia fornecerá mais largura de banda do que os sistemas tradicionais de frequência ultra-alta (UHF) utilizados para comunicação espacial. Isso não apenas tornaria as comunicações mais rápidas entre astronautas, mas também para sistemas robóticos na Lua.
 
Klein prevê um aumento na escala das operações na Lua nos próximos 20 anos, com múltiplas missões conduzidas por diferentes agências espaciais e até empreendimentos comerciais, que precisarão utilizar a mesma infraestrutura para interligar as diferentes bases na superfície lunar.
 
No entanto, nem todos apoiam a ideia de uma rede celular na lua. Segundo o Space, radioastrônomos temem que tal rede possa gerar interferência de radiofrequência (RFI). Ainda assim, é provável que grandes empresas como a Nokia adotem medidas para proteger certas frequências e contornar o problema.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário