Semana de C&T Recebe Mais de 70 mil Visitantes

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (31/10) no site “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Semana Nacional de C&T recebeu mais de 70 Mil Visitantes.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Semana de C&T Recebe Mais de 70 mil Visitantes

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 31/10/2019 - 18h36
Última modificação: 31/10/2019 - 18h37


A Agência Espacial Brasileira marcou presença na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano recebeu mais de 70 mil visitantes, no período de 21 a 27 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Durante sete dias, o público conheceu por meio de palestras, atividades educativas, exposições e apresentação, os principais projetos da AEB e os benefícios do Programa Espacial Brasileiro.

A 16ª SNCT atraiu cerca de 12 mil alunos e professores de 270 escolas públicas do Distrito Federal, que conheceram e participaram das atividades da área espacial no estande da AEB. As oficinas desenvolvidas no espaço também contaram com milhares de pessoas que tiveram contato com o cenário da área espacial no Brasil.

Segundo o diretor de Satélites, Aplicações de Desenvolvimento da AEB, Paulo Braga Barros, a participação da AEB no evento foi uma oportunidade de mostrar ao público projetos de satélites e foguetes, além de mostrar o panorama e os desafios da área espacial no Brasil. “Eventos como a SNCT contribuem para conscientizar crianças e jovens da importância da ciência, tecnologia e inovação no futuro do Planeta”, afirmou Paulo.

Em Brasília, o público conferiu as atrações de mais de 180 expositores em 21 mil m2, incluindo ministérios e as unidades de pesquisa e organizações sociais vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 


Educação Ambiental 

Os métodos de pesquisas científicas que evidenciam a relação das mudanças climáticas e o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti foram temas das palestras promovidas pela Agência Espacial Brasileira (AEB), no dia 23 de outubro.

O público também conheceu o programa Globe da NASA no Brasil, que envolve cidadãos na investigação e proteção da Terra por meio de análise de dados ambientais. Estudantes do ensino fundamental participaram de uma atividade prática durante a palestra e aprenderam a identificar os três gêneros do mosquito, além de receberem informações sobre os fatores que interferem no ciclo de vida do inseto e na importância da pesquisa.

Os brasilienses que visitarem o espaço da AEB na SNCT participaram das atividades interativas da área espacial. O público conferiu a exposição de imagens de alguns artefatos espaciais desenvolvidos em prol do Programa Espacial Brasileiro, além de participar da montagem do Quebra Cabeça dos 50 anos da chegada do Homem à Lua, jogo da memória espacial, oficinas de dobraduras de satélites e lançamento de foguetes de garrafa pet. 


SNCT 2020 

O tema da Semana de C&T 2020 – Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira – foi anunciado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes, durante a abertura do evento.

A SNCT acontece anualmente e conta com a participação de universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T, entidades científicas e tecnológicas, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, entidades da sociedade civil e outros. 

Agência Espacial Brasileira (AEB) 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários