Cel. Santana Jr. do IAE Apresentou no 7º SePP&D a "Operação Raposa"

Olá leitor!

Cel. Av. Santana Jr.
(Subdiretor de Espaço - IAE)
Recentemente durante a realização do “7º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais - 7º SePP&D” ocorrido em São José dos Campos (SP) entre o dias 11 e 13/09, o Subdiretor de Espaço do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Cel. Av. Avandelino Santana Junior (talvez o maior especialista brasileiro na área de propulsão líquida), realizou uma palestra onde apresentou aos presentes um relato sobre o histórico das atividades em propulsão líquida no IAE, e também a futura “Operação Raposa”, que realizará ainda esse ano pela primeira vez no país o teste em voo do Estágio Propulsivo Líquido (EPL), que é um sistema composto pelo MFPL L5 e pelo Sistema de Alimentação Motor-Foguete (SAMF), que serão testados em voo através do foguete VS-30 V13.

Além disso, durante a apresentação o Cel. Santana Junior divulgou algumas informações bastante interessantes, como por exemplo:

* O projeto do Motor Foguete Líquido L75 (MFPL L75) na versão etanol + LOX já foi ou está sendo revisado em 2013 pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

* É realmente do interesse do IAE substituir o 4º estágio do VLS-1 (o motor sólido S-44) por um motor a propelente líquido (L5), pressurizado, aumentando assim a carga-útil e a precisão de inserção em órbita.

* Realmente o projeto do MFPL L15 e do Foguete VS-15 foram inviabilizados devido à estupidez e hipocrisia reinante no Governo DILMA ROUSSEFF, o que há meu ver deve ter sido muito frustrante para o Cel. Santana Jr. e toda sua equipe, pois segundo eu soube o projeto do motor L15 era fruto de uma iniciativa dele.

Mas enfim, convido você leitor a tirar as suas próprias conclusões sobre essa palestra clicando aqui.

Nos próximos dias estarei apresentando outras interessantes palestras ocorridas nesse fantástico evento.


Duda Falcão

Comentários

  1. Tem uma Imagem interessaste no penúltimo slide, de um foguete que me lembra muito a configuração do Black Brant Xll.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é assim, gosta de ter especialistas e cientistas para poder fazer frente aos países desenvolvidos, mas não financia e nem fomenta a realização dos projetos que fariam frente aos países desenvolvidos. O Coronel Santana Jr é doutor nesta área de concentração e poderia agora estar recolhendo os louros da vitória mais o País, da realização destas atividades.
    Sinceramente, parece mesmo que o Brasil nunca vai ter jeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário