Projeto COBRUF: Competição Brasileira Universitária de Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/09) no site do “Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do ABC (UFABC)” divulgando a Competição Brasileira Universitária de Foguetes. Vale a pena conferir.

Duda Falcão

Projeto COBRUF: Competição Brasileira Universitária de Foguetes

Publicado em 03 Setembro 2013 - 13:32
Atualizado em 03 Setembro 2013 - 14:00


A Competição Brasileira Universitária de Foguetes é um projeto ambicioso de alunos da Universidade Federal do ABC, em desenvolvimento desde março de 2012, arquitetado para ser a maior e mais complexa competição em tecnologias aeroespaciais do Brasil e uma das maiores do mundo. Através desta competição pretende-se gerar intercâmbio tecnológico e de know-how entre as universidades brasileiras, além de disseminar conhecimentos e experiência entre todos os universitários que nela compitam.

Atualmente, este projeto está sendo proposto, com o apoio da Engenharia Aeroespacial da UFABC, à comunidade acadêmica do país e insere-se no atual cenário de interesse da Agência Espacial Brasileira pela realização de uma competição de foguetemodelismo no Brasil. Além disso, iniciou-se a segunda fase de seu desenvolvimento, que visa a elaboração do edital da I COBRUF, de requisitos técnicos como testes de avaliação e parâmetros de segurança e do Manual Técnico do Foguete-Padrão: documento que visa instruir eficientemente os alunos participantes sobre as teorias e métodos para construção de um foguete de capacidades relativamente próximas às exigidas na competição.

A COBRUF foi idealizada como um projeto continuado, visando uma constante evolução da competição. Esta evolução também condiz à um crescimento da divulgação e abrangência na sociedade das ciências e tecnologias envolvidas e também condiz à uma evolução técnica das equipes e instituições participantes, cujo resultado esperado é a forte presença de inovação e excelência em todas as edições subsequentes à I COBRUF.

O Projeto da I COBRUF pode ser acessado pelo link abaixo:


SOBRE A COBRUF:

Fan Page COBRUF no Facebook: www.facebook.com/Cobruf
Contato COBRUF: cobruf@gmail.com

- Formato das Equipes Universitárias

O formato determinado às Equipes Universitárias para a I COBRUF visa possibilitar a formação de equipes interdisciplinares, com o amplo leque de conhecimentos técnicos-científicos necessário para as diversas modalidades da competição. Não obstante, visa possibilitar também a interação entre alunos de graduação e pós-graduação, provendo um ambiente propício à aquisição de conhecimento aprofundado por parte dos alunos de graduação e à inspiração destes a buscarem uma formação em ciência e tecnologia aeroespacial. Por fim, busca também possibilitar a formação de equipes com integrantes de diferentes instituições, a fim de gerar intercâmbio tecnológico e troca de experiências entre os alunos e instituições.

Para tanto, as Equipes Universitárias serão compostas por 4 Grupos*: "Grupo de Lançamento, Voo e Captura"; "Grupo Computacional"; "Grupo de Combustível"; e "Grupo de Materiais". Cada um destes grupos trabalhará de forma autônoma, mas colaborativa, com os demais a fim de competirem em suas respectivas modalidades como Grupos e no quadro geral da competição como uma Equipe. Este formato se aproxima ao contexto policêntrico encontrado no desenvolvimento de grandes projetos tecnológicos.

* Uma Equipe Universitária não precisa ser formada por Grupos de uma mesma universidade.

- Modalidades da Competição

A COBRUF visa prover modalidades competitivas, técnicas e desafiadoras às Equipes Universitárias e seus respectivos Grupos, a fim de motivar os estudantes a desenvolverem e praticarem habilidades e conhecimentos inerentes à ciência e à tecnologia aeroespacial. Além disso, a COBRUF também visa criar uma ponte entre universidades e escolas de ensino médio, a fim de incentivar o interesse pelas áreas do conhecimento inerentes às modalidades desta competição.

Para tanto, será obrigatória a participação das Equipes Universitárias em todas as modalidades, conforme
Tabela 1, a seguir:

Tabela 1 - Distribuição dos Grupos nas Modalidades da I COBRUF
Modalidades:
Grupo Participante:
Lançamento, Voo e Captura
Grupo de Lançamento, Voo e Captura
Computacional
Grupo Computacional
Combustível
Grupo de Combustível
Materiais e Estruturas
Grupo de Materiais
Ensino Médio
Todos os Grupos
Trabalhos Científicos ¹
Todos os Grupos ²

¹ Todos os trabalhos gerados na modalidade Trabalhos Científicos serão publicados nos canais de comunicação oficiais da competição;

² Todos os Grupos deverão se inscrever independentemente, somando 4 inscrições nesta modalidade por Equipe Universitária.

- Manual Técnico do Foguete-Padrão

A COBRUF é ciente de que o projeto, desenvolvimento e construção de um foguete universitário funcional, seguro e capaz de atingir a altura de 10.000 pés não é uma tarefa simples e de comum conhecimento e familiaridade da grande maioria dos universitários brasileiros. Contudo, pretendemos, através desta competição, aumentar o acesso pelos estudantes à ciência e tecnologia necessária para tanto. Tendo em vista os objetivos desta competição, pretendemos também que equipes formadas por estudantes de cursos sem tradicional relação com a área de Engenharia Aeroespacial sejam capazes de competir.

Para tanto, a COBRUF disponibilizará a todas as Equipes Universitárias inscritas na competição o Manual Técnico do Foguete-Padrão: documento que visa instruir os alunos participantes sobre as teorias e métodos para construção de um foguete-padrão, que poderá servir de background a elas para desenvolverem suas tecnologias para a competição, caso desejem. Este foguete-padrão será de estrutura e fabricação simples, além de que também será seguro e capaz de cumprir requisitos próximos aos mínimos da modalidade.

“Lançamento, Voo e Captura” da competição, com algumas diferenças que pretendem desafiar as equipes a adaptarem sua tecnologia, afim de competirem nas modalidades da I COBRUF.

- Tutoriamento às Equipes Universitárias

O tutoriamento às Equipes Universitárias se faz necessário para facilitar a aquisição de know-howtécnico pela equipe, visto que muitos dos alunos que possam ter interesse em participar da competição podem não possuir grande experiência com os conhecimentos necessários para o projeto, desenvolvimento e produção das tecnologias aeroespaciais inerentes à I COBRUF. Desta forma, a metodologia de tutoriamento às Equipes Universitárias adotada pela COBRUF visa promover integração e elevada troca de conhecimentos entre os integrantes das equipes e professores, além de promover oportunidade para que estes estudantes entrem em contato com profissionais e especialistas do setor aeroespacial brasileiro. Não somente, a metodologia adotada ainda permite e incentiva um grande intercâmbio entre professores e alunos de diferentes instituições de ensino superior.

Somado a isso, a metodologia de tutoriamento também propicia uma ponte entre ensino superior e ensino médio, ao promover maior interação entre alunos e professores universitários com alunos e professores de ensino médio.

- Quanto à colaboração entre as equipes e universidades participantes

A COBRUF propõe um método de colaborações que pretende: 1. A maior interação entre as Equipes de diferentes instituições de ensino; 2. Suprir quaisquer eventuais deficiências estruturais ou de equipamentos, às quais as equipes possam se encontrar submetidas; 3. Fornecer condições para que os alunos das equipes tenham algum contato com as condições de recursos humanos e de estruturas físicas nas quais o setor aeroespacial brasileiro encontra-se inserido; e 4. Inspirar interesse de alunos de graduação e pós-graduação pelo setor aeroespacial e pelas possibilidades de carreira neste setor.

Autores do Projeto da COBRUF:

Ana Paula Rodrigues Monteiro (Graduanda UFABC)
André Mitsuo Ravazzi (Graduando UFABC)
Calvin Souto Trubiene (Graduando UFABC)
Daniel Campana Rascio (Graduando UFABC)
Daniel Nunes da Cunha Oliveira (Graduando UFABC)
Emersson David Costa Claro do Nascimento (Graduando UFABC)
Gustavo Silva Cima (Graduando UFABC)
Gyslla Danielle Bento da Silva (Graduanda UFABC)
Igor de Almeida Lemos (Graduando UFABC)
Nícolas Wiegerinck Fekete (Graduando UFABC)

Coordenador:

Emersson David Costa Claro do Nascimento

Colaboradores:

Prof. Dr. Cícero Ribeiro de Lima
Profa. Dra. Cláudia Celeste Celestino de Paula Santos
Prof. Dr. Israel da Silveira Rêgo
Prof..Dr. Anníbal Hetem Jr.

Apoio:

Engenharia Aeroespacial UFABC (http://engenhariaaeroespacial.ufabc.edu.br/)

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (GPDA-UFABC) (http://gpdaufabc.com.br/)

Ramo Estudantil do IEEE UFABC



Fonte: Site do Curso de Engenharia Aeroespacial da UFABC - http://engenhariaaeroespacial.ufabc.edu.br/

Comentário: Pois é leitor, se a AEB não teve competência para realizar seus eventos, quem tem essa competência no país não fica parado. Está ai a prova disso. Sucesso a UFABC com o seu evento.

Comentários

  1. "[...]insere-se no atual cenário de interesse da Agência Espacial Brasileira pela realização de uma competição de foguetemodelismo no Brasil."
    Mas a AEB ja tem sua competicao de foguetemodelismo. No minimo estranho o anuncio dessa outra competicao. Nós alunos de engenharia aeroespacial vamos viver fazendo foguete agora hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto Menezes!

      Caro amigo a competição de foguetemodelismo da AEB foi adiada para 2014 e no andar da carruagem é provável que não saia do papel. Se você é aluno da UFABC você devia agradecer ter gente de iniciativa e de atitude em sua universidade. Pelo menos essa é a nossa opinião.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Ola Duda. Bom, o fato dessa competicao ter sido anunciada nao quer dizer que ela ira "sair do papel". Acho um desperdicio criar mais de uma competicao. Veja a competicao de aerodesign, so existe uma e isso torna a competicao muito melhor, e com um nivel muito mais alto. Talvez o PEB nao tenha avancado muito por causa dessa dispersao de esforcos. Em vez de todos se ajudarem, cada um quer fazer o seu. Uma pena.

      Excluir
  2. Um artigo sobre o Brasil na Nature ... http://www.nature.com/news/brazil-delays-stargazing-pact-1.13670

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André!

      Interessante artigo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário