Operação SCRAMSPACE I
DESCRIÇÃO DA
CAMPANHA
Operação: SCRAMSPACE I
Foguete: VS-30/Orion V09
Numero do vôo do foguete: 10
Data de lançamento: 18/09/2013
Horário: 15:18 horas
(horário local)
Apogeu do vôo: Não divulgado
Tempo em ambiente de microgravidade: Não houve
Local: Centro de Lançamento de Andoya (Noruega)
Objetivo: Lançamento do experimento hipersônico
australiano SCRAMSPACE I, carga útil do programa hipersônico “Scramjet-Based Access-to-Space Systems (SCRAMSPACE)”,
programa esse liderado pela Universidade de Queensland (UQ) da Austrália.
Resultado: Segundo as primeiras informações o
motor-foguete brasileiro "S-30" do primeiro estágio falhou em atingir
o altitude prevista, impedindo assim a continuidade da missão.
Carga
Útil Embarcada (Científica)
- Experimento SCRAMSPACE I
Instituições
Envolvidas
DLR - German Aerospace Center (Alemanha)
DSTO - Defence
Science and Technology Organisation (Austrália)
ARR - Andøya
Rocket Range (Noruega)
CIRA - Centro
Italiano Ricerche Aerospaziali (Itália)
JAXA - Japanese
Aerospace Exploration Agency
UQ - University
of Queensland (Austrália)
UNSW - University
of New South Wales (Austrália)
USQ - University
of Southern Queensland (Austrália)
UA - University
of Adelaide (Austrália)
UM - University of Minnesota (EUA)
BAE
Systems Australia
Teakle
Composites Pty Ltd
AIMTEK
Pty Ltd
Instituições
Envolvidas Indiretamente
AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de
Ciência de Tecnologia Aeroespacial (Brasil)
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço (Brasil)
Lançamento do VS-30/Orion na Noruega Falhou
O Andoya Rocket
Range (ARR) lançou as 15:18h (horário local) dia 18 de setembro de 2012, do
Centro de Lançamento de Andoya (ARR), na Noruega, a carga útil SCRAMSPACE I
através do foguete brasileiro VS-30/ORION, lançamento esse que infelizmente
falhou devido o motor-foguete brasileiro “S-30” do primeiro estágio do foguete
não ter atingido a altitude esperada levando a falha de todo o sistema da
missão.
Segundo o que foi divulgado, uma comissão internacional
formada por especialistas da Noruega, Alemanha, Austrália e do Brasil será criada
para investigar o motivo da falha do motor-foguete S-30, ao mesmo tempo em que os lançamentos de Andoya que utilizem o motor
brasileiro estarão suspensos até que o problema seja identificado.
Vale lembrar que a missão “SCRAMSPACE
I” foi à primeira missão do programa hipersônico australiano “Scramjet-Based
Access-to-Space Systems (SCRAMSPACE)” liderado pela Universidade de Queensland
(UQ) com a participação de outras instituições australianas e de outros países.
Vale dizer também
que esse foi o décimo lançamento desse foguete brasileiro (o sétimo fora do
Brasil) que é constituído em seu primeiro estágio pelo motor-foguete sólido
brasileiro S-30 e em seu segundo estágio pelo motor-foguete sólido Improved
Orion de origem norte-americana. Infelizmente vale lembrar que desses 10
lançamentos, dois falharam, ou seja , esse de agora e o da Missão HIFIRE-5
ocorrida em abril de 2012 (veja aqui).
Entretanto, vale lembrar também que antes do insucesso
com o HIFIRE-5, o VS-30/Orion já havia sido utilizado com sucesso pelos
programas estrangeiros HotPay, Shefex e ICI, e posteriormente pelo próprio
programa HIFIRE (HIFIRE-3), todos eles lançados de Andoya.
Fonte: Asbjørn Eliassen
Lançamento do SCRAMSPACE I - Andoya Rocket Range - 18/09/2013
FOTOS:
Fotos: Universidade de Queensland (UQ)
Fonte: Diversas
Duda,
ResponderExcluirInteressante é que ambos foram com carga útil para teste de hipersônico, já houve algum teste com sucesso deste foguete , para este tipo de carga?
Outra coisa, no primeiro teste a falha não foi do foguete brasileiro e sim do americano, é issomesmo?
Olá Membro Delegado!
ExcluirSim, ambos foram lançados com experimentos hipersônicos, mas de programas diferentes. O primeiro do Programa HIFIRE (Experimento HIFIRE-5, veja o relatório dessa operação aqui no blog pelo link que está na nota acima) e o segundo do Programa SCRAMSPACE. No primeiro teste quem falhou foi o motor-foguete norte-americano Improved Orion do segundo estágio. Agora quanto se já houve algum sucesso desse foguete com esse tipo de carga útil, houve sim, também do Programa HIFIRE, ou seja, a Operação HIFIRE-3, corrida no ano passado. (Veja o relatório dessa missão aqui no blog).
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)