Blog Descreve Com Mais Precisão os Próximos Passos do PEB

Caro leitor!

Com as informações colhidas recentemente pelo blog, agora é possível fazer uma previsão mais precisa dos próximos e efetivos passos das atividades espaciais brasileiras no ano de 2013 nas três categorias onde existe a participação brasileira, ou seja, em projetos de outros países, em projetos brasileiros em conjunto com outros países e em projetos exclusivamente brasileiros.

Na primeira categoria, a de projetos de outros países, o Brasil fornecerá foguetes de sondagens para realização de experimentos científicos e tecnológicos europeus e de outras nações em ambiente de microgravidade. Atividades estas que ocorrerão da Base de Esrange, na Suécia e da Base de Andoya, na Noruega, através da realização das seguintes operações de lançamento:

HIFIRE-7 - Operação de lançamento do Programa Hipersônico Internacional intitulado Hypersonic International Flight Research Experimentation”, que utilizará um foguete brasileiro VSB-30 a ser lançado da Base Andoya, na Noruega, em Setembro. Vale dizer que será a primeira vez que o VSB-30 será usado nesse programa.

SCRAMSPACE 1 - Primeira operação de lançamento do Programa Hipersônico Internacional liderado pela Austrália, intitulado Scramjet-Based Access-to-Space Systems, que utilizará um foguete brasileiro/ norte-americano VS-30/Orion a ser lançado da Base Andoya, na Noruega, em Setembro.

TEXUS-51 - Operação de lançamento do Programa Europeu de Microgravidade intitulado TEXUS, que utilizará um foguete brasileiro VSB-30 que tem previsão de ser lançado da Base de Esrange, na Suécia, em Outubro.

Vale dizer que esse voo já deveria ter ocorrido em Abril desse ano logo após o lançamento da TEXUS 50, mas por um defeito apresentado na plataforma de lançamento a missão teve de ser adiada. Dessas operações essa é a única que ainda não foi definitivamente confirmada para esse ano.

CRYOFENIX - Operação de lançamento de um Programa Francês no Âmbito de Pesquisas Tecnológicas do Programa de Veículo Lançadores, que utilizará um foguete brasileiro VSB-30 a ser lançado da Base de Esrange, na Suécia, em Novembro.

Vale dizer que o Experimento Cryofenix visa pela primeira vez na Europa, realizar uma experiência para estudar o comportamento no espaço do hidrogênio líquido em condições de microgravidade. A experiência que é fruto de um estudo de 10 anos desenvolvido pela empresa francesa “Air Liquide Advanced Technologies” em parceria com a “Agência Espacial Francesa (CNES)”, vai completar a validação das várias simulações do comportamento dos fluidos na fase balística, no âmbito de suas pesquisas tecnológicas do programa de veículos lançadores.

ICI-4 - Quarta operação de lançamento do Programa Norueguês de Estudos em Clima Espacial ICI, que utilizará um foguete brasileiro/ norte-americano VS-30/Orion a ser lançado da Base de Andoya, na Noruega, entre os meses de Novembro/Dezembro.

Agora leitor, já na segunda categoria, ou seja, a de projetos brasileiros em conjunto com outros países, toda a expectativa gira em torno de uma única atividade, ou seja, o lançamento do Satélite de Sensoriamento Remoto CBERS-3, quarto satélite do “Programa China-Brazil Earth Resources Satellite – Satélite Sino Brasileiro de Recursos Terrestes”, fruto de uma parceria com a China estabelecida dia 06 de julho de 1988, ainda no Governo José Sarney.

Segundo o que tem saído na mídia brasileira, a expectativa é que esse satélite venha a ser lançado da China em Outubro através de um foguete chinês da série Longa-Marcha, mas fontes mais recentes dão conta de que esse lançamento ficará mesmo para Novembro ou Dezembro desse ano.

Entretanto, vale lembrar que existem entre os técnicos do INPE grandes dúvidas quanto ao processo de preparação desse satélite após o problema ocorrido com os conversores DC/DC de origem norte-americana. Será que esse processo foi conduzido com a seriedade e comprometimento necessários e dentro do tempo hábil exigido nessas situações? Bom, eles acreditam que não, e isso devido a pressões de ordem política, o que está gerando com isso o temor de que algo possa sair errado com o satélite no espaço, jogando por terra anos de trabalho e de esforço desses profissionais. Coisa leitor que (a meu ver) seria nesse momento um desastre incalculável para a já desacreditada e extremamente ‘chacotada’ imagem do Patinho Feio do MCTI. Agora leitor só nos resta torcer, e muito, para que nada ocorra de errado com o CBERS-3, seja em Outubro, ou quando o mesmo venha a ser lançado.

E assim leitor chegamos à terceira categoria, ou seja, a de projetos exclusivamente brasileiros, onde talvez as mais significativas atividades espaciais do país estão previstas para ocorrerem até o final do ano.

Ainda na área de satélites, uma equipe coordenada pelo pesquisador do INPE, Dr. Otávio Santos Cupertino Durão, está se preparando para lançar ao espaço o “Primeiro Cubesat Brasileiro”, ou seja, o “NanosatC-BR 1”, projeto este de um nanosatélite que foi desenvolvido entre o Centro Regional Sul do INPE, a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

As informações colhidas pelo blog dão conta de que o NanosatC-BR 1 já se encontra em processo de integração no “Laboratório de Integração e Testes (LIT)” do INPE, tendo a equipe expectativa de lança-lo em Dezembro, ou no mais tardar em Janeiro de 2014, através de um lançador chinês, ou através de um lançador russo respectivamente. O Blog BRAZILIAN SPACE deseja que a equipe do Dr. Durão possa realizar os seus objetivos com sucesso, e jogar assim um pouco de luz sobre o nosso desacreditado programa espacial.

Bom leitor, já na área de lançamentos de foguetes, segundo as informações divulgadas até o momento as operações de lançamento previstas são as seguintes:

Operação Águia II / 2013 – Trata-se da operação de lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) que se realizará do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) entre Outubro e Novembro, tendo como objetivo capacitar os recursos humanos e os meios operacionais desse Centro, e obter a qualificação e certificação desse foguete, cumprindo assim as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Vale dizer que esse será o décimo primeiro lançamento desse foguete desenvolvido pela empresa brasileira AVIBRÁS.

Operação Raposa - Trata-se da operação de lançamento de um foguete de sondagem brasileiro VS-30 que se realizará do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em Novembro, tendo como missão testar e qualificar em voo o Motor Foguete de Propulsão Líquida L5 (MFPL L5) e o Sistema de Alimentação Motor Foguete (SAMF) respectivamente.

Concepção Artística do Motor L15 do
IAE/ Orbital Engenharia que estava
em desenvolvimento.
 
Missão esta de extrema importância para o Programa Espacial Brasileiro, que foi extremamente prejudicada pelos irresponsáveis (verdadeiros ‘Cabecinhas de Panetone’) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) desse inconsequente e populista governo da presidentA petista DILMA ROUSSEFF. Já que na realidade (é extremamente importante que a Sociedade Brasileira esclarecida tenha conhecimento disso, e as consequências resultantes desse ato inconsequente desses energúmenos) o que estava previsto inicialmente pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) era o lançamento conjunto do SAMF com o Motor Foguete de Propulsão Líquida L15 (MFPL L15), e não o Motor L5 como ocorrerá nessa missão. No entanto por causa do corte de verbas protagonizado por esses inconsequentes, o IAE ficou impossibilitado de qualificar em solo esse importante motor que estava sendo desenvolvido conjuntamente com a empresa brasileira Orbital Engenharia, para ser utilizado como estágio superior de veículos lançadores (VLS-1 e VLM-1).  O resultado disso? Bom, o IAE foi obrigado a ‘encerrar o projeto’, jogando no lixo anos de recursos financeiros e humanos empregados, e de expectativas de toda uma comunidade que se esforça há décadas para colocar o Brasil entre as nações que dominam o ciclo completo de acesso ao espaço.

Operação VS-40/SARA Suborbital 1 - Trata-se da operação de lançamento de um foguete de sondagem brasileiro VS-40 (o quarto a ser lançado, sendo o terceiro do Brasil) que se realizará do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), creio eu que em dezembro, tendo como missão realizar o primeiro voo de qualificação (de quatro previstos) de um dos mais significantes projetos em desenvolvimento no Brasil na Área Espacial, ou seja, o Projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica).

Bom leitor é isso aí, e agora só nos resta torcer para que todas essas missões sejam exitosas, e assim possam trazer um pouco de luz ao nosso desacreditado programa espacial. AVANTE PEB.

Duda Falcão

Comentários

  1. Relativamente ao motor L15, é verdade que faltou investimento. Mas será que não existe outro motivo para esse motor ter sido descartado? Será que os testes não correram extremamente mal, ou que se tenha dado prioriedade total ao desenvolvimento do motor L75?

    Sempre é uma pena saber que o projeto não foi adiante, mas a esperança é a última a morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Israel!

      O teste de qualificação em solo do motor L15 não ocorreu por falta exclusivamente de recursos financeiros e não por outro motivo. O testes iniciais em banco de provas já havia sido realizados creio que em 2007ou 2008 (primeira campanha) e ficou faltando a campanha de qualificação que o IAE aguardou até esse ano para realizar. Com a finalização do SAMF, e com o desinteresse demonstrado nesse projeto pelo governo, o IAE não teve escolha e encerrou o projeto. Isso infelizmente colocou o Brasil numa situação de dependência, pois precisávamos desse motor para substituir o terceiro estágio do VLM-1 e o quarto estágio do VLS-1 (caso houvesse interesse na sua continuação). Esses estágios do VLM-1 e VLS-1 são compostos pelo motor de propulsão sólida S-44, que não tem uma confiabilidade grande na questão de posicionamento do satélite na órbita correta. Diante disso, o Brasil terá agora de adquirir um motor liquido em algum outro país se não quiser correr riscos. Já quanto o L75, esse motor é muito grande para realizar esse trabalho, sendo mais adequado para missões com satélites de maior porte. Esse era um motor de fundamental importância para o Brasil.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Obrigado pela explicação. Bastante esclarecedora.

      Excluir
    3. Não há porquê agradecer amigo Israel, estamos aqui para isso.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário