Brasil e Japão Trabalharão Juntos na Prevenção de Desastres Naturais

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (03/09) no seu site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que Brasil e Japão trabalharão juntos na prevenção de Desastres Naturais.

Duda Falcão

Brasil e Japão Trabalharão Juntos na
Prevenção de Desastres Naturais

Amanda Mendes
Ascom do MCTI
03/09/2013 - 15:46

Os governos do Brasil e do Japão vão trabalhar juntos para fortalecer a Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais. Representantes dos dois países assinaram acordo de cooperação técnica nesse sentido durante o Seminário Internacional sobre Prevenção de Desastres Naturais (Rio Bosai 2013), realizado no Rio de Janeiro.

O projeto tem como objetivo a troca de experiências para aprimorar o sistema de risco de danos em desastres naturais no Brasil. Além disso, prevê ações em processos como prevenção e preparação (providências para a capacitação dos órgãos envolvidos, incluindo a etapa de monitoramento e alerta), bem como na resposta a desastres.

O acordo foi firmado entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério das Cidades e o Ministério da Integração Nacional (MI).

Estão previstas atividades de projetos pilotos nos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). “A ideia é testar e aprimorar as metodologias nesses municípios. E, a partir dessas implementações piloto, extrair as melhores práticas para outros municípios do país”, diz o analista de pesquisas Leandro Torres, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI), que participou da Rio Bosai 2013, na semana passada.

Torres explica que o acordo de cooperação técnica vai vigorar até 2017. Entre as ações previstas está também a vinda de peritos japoneses, especialistas na gestão de riscos estratégicos em desastres naturais. “Há uma previsão de que fiquem no Brasil durante esses quatro anos”, comenta. “Já temos um conosco, e neste mês chegarão mais dois. Eles vão passar esse tempo no país com objetivo de acompanhar e facilitar o intercâmbio com o Brasil.”


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 

Comentários