Presidente da AEB Participa de Reunião no CPTEC/INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o presidente da agência, José Raimundo Coelho, participou recentemente de uma reunião no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, e visitou o Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP), ambos em Cachoeira Paulista (SP).

Duda Falcão

Presidente da AEB Participa
de Reunião no CPTEC/INPE

AEB
30-08-2012

O presidente da AEB, José Raimundo Coelho, esteve em Cachoeira Paulista (SP) para participar de uma reunião no INPE e na oportunidade, visitar o Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP/INPE) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

No LCP, o presidente conheceu o Banco de Testes de Propulsores Bipropelentes com empuxo de 400 N, e presenciou um teste de avaliação de um propulsor para controle de rolamento de Veículo Lançador de Satélite (VLS) com resultado positivo e ainda pode discutir sobre várias iniciativas de desenvolvimento conjunto entre o INPE e empresas na área de propulsores.

Já no CPTEC, José Raimundo visitou as instalações dos supercomputadores, debateu sobre questões relacionadas às atividades de desenvolvimento do CPTEC, como a previsão de tempo utilizando modelos globais, e ainda questões internas consideradas estratégicas e importantes, de modo que se possa analisar a integração de iniciativas diversas compatíveis com a atuação do Centro de Previsão.

“Tivemos a oportunidade de conversar sobre a iniciativa do INPE de grande interesse na área de meteorologia para desenvolver um satélite GPM e ainda a possibilidade de realizar operações com outros países e o fato do Brasil participar de iniciativas globais e/ou coletivas com diversos países do mundo que tenham a mesma preocupação que o CPTEC”, ressaltou o presidente da AEB.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, não resta dúvida de que essas visitas e reuniões que o presidente da AEB vem realizando e participando ultimamente junto as instituições que compõem o Programa Espacial Brasileiro (PEB) são muito importantes para que o mesmo possa tomar ciência da atual situação dos projetos em curso nessas instituições. Entretanto, voltamos a insistir, sem o apoio necessário do governo DILMA ROUSSEFF e de seus energúmenos de plantão nas questões orçamentárias e de política espacial do programa, de nada valerá essas reuniões e discussões até agora realizadas entre todos os players envolvidos, pois o que tem de ser feito para melhorar todos já sabem, e cabe ao governo criar as condições para que essas soluções conhecidas sejam empregadas. É ai leitor que a coisa pega e começa a hipocrisia.

Comentários

  1. Mais uma vez. A participação do Presidente da AEB numa reunião com membros de instituições subordinadas, não devia ser notícia nem no próprio site da AEB, pois faz (ou deveria fazer) parte das suas atribuições corriqueiras.

    O que interessa da notícia, é o fato de ter havido um teste bem sucedido de um propulsor para controle de rolamento de Veículo Lançador de Satélite.

    Alguém tem mais detalhes sobre isso ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos Ricardo!

    Esses propulsores pelo que sei não é coisa nova, pois é uma tecnologia já dominada e empregada no VLS-1 desde a "Operação São Luís", mas que infelizmente não chegou ser testada em vôo devido ao acidente de 2003 que vitimou os 21 de Alcântara.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário