Lançamento de Foguete FTB Foi Sucesso, diz CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (09/08) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou com sucesso ontem às 17h o Foguete de Treinamento Básico (FTB) da Operação Falcão IV.

Duda Falcão

Geral

Lançamento de Foguete Foi Sucesso, diz CLA

Operação serviu para a obtenção de dados
para retomada de atividades com o VLS

O Estado do Maranhão
09/08/2012

Douglas Júnior
Um dos lançamentos do Foguete de Treinamento Básico (FTB)
realizado este ano no Centro de Alcântara

Em cumprimento ao planejamento feito pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, às 17h de ontem, o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), procedimento que vai proporcionar a obtenção de informações essenciais para a retomada das atividades com o Veículo Lançador de Satélite (VLS), que não ocorrem desde o acidente, em 2003, que destruiu a Torre Móvel de Integração (TMI), matando 21 pessoas. Segundo a direção do CLA, o teste com o FTB, previsto inicialmente para ocorrer às 10h de ontem, foi realizado à tarde do mesmo dia em virtude dos fortes ventos na cidade.

De acordo com o diretor do CLA, tenente-coronel engenheiro César Demétrio Santos, o lançamento foi feito com sucesso. “Todo o procedimento foi feito sem falhas. A partir das informações colhidas, o Centro de Lançamento aperfeiçoará o projeto de lançamento do VLS”, afirmou. Por dia, segundo o comando do CLA, são abertas três janelas de lançamento, sendo a primeira delas pela manhã, e as outras duas durante a tarde. “Hoje [ontem], por exemplo, a primeira foi aberta às 11h, a segunda às 15h e a terceira às 17h. Nas duas primeiras, as condições meteorológicas não ajudaram, no entanto, no fim da tarde, os ventos diminuíram e o voo do FTB foi realizado”, informou o diretor do CLA.

Apogeu - A duração do voo, que compreende da decolagem até o impacto, foi de 2,5 minutos, com apogeu aproximado de 30 km. Ainda segundo o tenente-coronel, outros lançamentos estão previstos para ocorrer ainda este ano. “Em outubro deste ano, o CLA pretende lançar outros dois veículos, ambos de médio porte. O país caminha bem para a concretização do seu programa espacial”, afirmou o diretor do CLA.

No procedimento realizado ontem, ainda segundo o CLA, não foram levados experimentos a bordo do FTB, embora houvesse disponibilidade de 5 kg de carga útil em cada lançamento, com possibilidade de transmissão dos dados via telemetria para as estações de solo. O lançamento do FTB faz parte da Operação Falcão IV, executada pelo CLA.

Saiba Mais

DADOS - TORRE MÓVEL DE INTEGRAÇÃO (TMI)

• Altura: 33 m
• Comprimento: 12 m
• Largura: 10 m
• Peso: 380 t

ETAPAS DO LANÇAMENTO

• Fase de pré-lançamento - engloba a elaboração de um Exame de Situação Técnica e Logística,
e teste dos meios operacionais do Centro para a realização da operação.

• Fase de lançamento - contempla o Ensaio Geral, as Cronologias Simuladas e Reais, incluindo o Lançamento do veículo FTB.

• Fase de pós-lançamento - engloba a manutenção e preparação dos meios utilizados, para as próximas operações e, eventualmente, a desmontagem do foguete, em caso de cancelamento da operação.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 07 - 09/08/2012

Comentário: Pois é leitor, mais um sucesso no lançamento desse foguete de treinamento e aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários